![]() |
Artigos |
|
Isilda Pegado
Primeiro Encontro Europeu de Associações de Defesa da Vida
|
![]() |
Pela primeira vez é possível fazer um encontro Europeu de Associações de defesa da Vida. Será em Paris neste dia 12 de Março e nele participam mais de 1500 pessoas, provenientes de todos os países da Europa. Um acontecimento Histórico.
Este encontro organizado pela Federação Europeia – “One of Us” – é consequência do grande movimento cívico que há dois anos levou ao Parlamento Europeu a Iniciativa de Cidadãos – pela defesa da Vida humana – “Um de Nós”, após recolher cerca de 2.000.000 de subscrições.
Com aquela movimentação cívica muitos foram os grupos de pessoas que se juntaram, fizeram esclarecimento, organizaram eventos e promoveram a cultura da Vida e da Família em todos os países da Europa.
Dessa movimentação cívica nasceu esta Federação Europeia que já tem uma estrutura física em Bruxelas, com o objectivo de apoiar todos aqueles que nas instituições europeias queiram defender a Vida e a Família, levando conhecimento, estudos e apoios para o efeito.
A Federação Europeia há muito era desejada, para mostrar tudo o que este Povo da Europa tem feito e promovido em favor dos Valores da Vida e da Família. Europa, onde o divórcio entre as cúpulas políticas e o Povo parece ser cada vez mais acentuado. Aqui a política dos partidos da chamada “esquerda” tem como bandeiras as questões de “ideologia de Género” que atentam contra a Vida e a Família; e, por outro lado, os partidos do centro e de direita tendem a ignorar tais questões nos seus programas políticos, deixando órfão um Povo que procura ter voz.
Com este panorama político, assistimos a uma destruição do Homem sem precedentes.
Nunca, como hoje, se falou tanto de Bioética e da “ecologia humana”, mas também, nunca como hoje se fazem tantas leis e aprovam políticas que atentam contra a natureza humana, contra a dignidade dos mais desfavorecidos e contra o verdadeiro desejo que brota do coração do Homem.
Por isso, a importância desta Federação Europeia ressalta aos olhos. A Federação Portuguesa pela Vida estará representada com 9 pessoas.
Durante os trabalhos, os participantes terão a oportunidade de colher ensinamentos de grande relevância em áreas como a Eutanásia, maternidade de substituição, tráfico de mulheres e crianças, etc.
E, também pela primeira vez será atribuído o prémio europeu “One of Us” à pessoa que se tenha distinguido na defesa da Vida Humana. O premiado é o cantor Italiano – Andrea Bocelli pela sua obra e postura inequívoca em favor da Vida Humana através da Fundação que apoia grávidas e crianças nos países mais carenciados, especialmente no Oriente.
O apoio à Vida feito de forma tão clara e aberta por uma personalidade do mundo do espectáculo, sem pudores ou vergonhas, é de louvar e premiar.
Um dos pontos da Carta de Princípios da Federação Europeia, e que será lido em Português diz:
“A Federação está na vanguarda deste debate cultural. Há uma forte corrente dominante que está a provocar medo entre as famílias europeias que desejam defender as suas convicções na esfera pública. A crise de valores provoca sempre uma crise de civilização. A União Europeia tem que se reafirmar, a fim de enfrentar o futuro e transformar os adversários da nossa civilização, em construtores de numa civilização baseada no respeito pela pessoa humana. Diálogos europeus e transatlânticos com os nossos valores devem constituir ferramentas decisivas para defender a nossa civilização. Estamos na vanguarda desse debate conscientes da necessidade de defender as nossas convicções mais profundas mesmo que se oponham à opinião dominante, que automaticamente nos rotula como "fundamentalistas".
Queremos estar à vanguarda, não na resignação”.
Passo a passo construímos a Cultura do Amor.