Em continuidade com o compromisso assumido há 6 anos, o Sector de Animação Vocacional do Patriarcado de Lisboa continua a tentar reactivar e renovar uma rede de animadores do cuidado vocacional nas paróquias e junto das famílias. Este serviço que tem no pároco o seu primeiro responsável, compromete todos os cristãos pois está profundamente ligado à autenticidade da fé vivida como dom e chamamento de Deus à vida filial, à resposta fiel e à missão na construção da Igreja e no apostolado. Esta rede que se pretende estender, desenvolve-se em três direcções:
1. Em largura. Trata-se de ter em cada comunidade paroquial um pequeno grupo de cristãos que rezem, promovam actividades, dinamizem algumas acções de catequese vocacional, provoquem jovens a participar em alguma acção para escutar a voz de Deus que chama. Muitos não sabem o que é vocação ou confundem-na com escolha profissional. Muitos substituem a escuta de Deus pelo seguimento do próprio coração ou pela «magia» dos acontecimentos, e julgam que isso é fé. Apenas cerca de 10% das paróquias da nossa Diocese têm animadores paroquiais dedicados a este cuidado pelas vocações. Há muitos a quem Deus quer chamar mas também muitos os ruídos que não deixam escutar e poucos os que sabem ouvir. É preciso lançar a rede para a pesca e, para isso, é necessário uma rede.
2. Em altura. Trata-se de desenvolver o cuidado vocacional em todas as etapas e idades da vida e não apenas na fase da adolescência e da juventude. A vocação é o apelo de Deus a crescer até à estatura de Cristo. Isto é para todos e para toda a vida: primeiro na fase da descoberta e da decisão, depois na da fidelidade e renovação permanente. É necessário que haja cristãos entusiasmados que animem os irmãos na alegria de escutar e responder, de modo sempre renovado, aos apelos que Deus faz em cada momento. Sem deixar vencer-se pelas rotinas e cansaços. É preciso carregar a rede para a iluminação do ouvido e do coração e, para isso, é necessário uma rede.
3. Em profundidade. Trata-se de experimentar e oferecer uma profundidade de vida capaz de entrar em união com Deus, isto é, de criar nas comunidades cristãs um ambiente onde se respire a o acolhimento permanente do que Deus quer, oferece e pede ao caminho pessoal e comunitário de cada cristão. Trata-se de ajudar a entrar na vida como um mistério de Deus que se abre para nós, e a desejar caminhos de radicalidade evangélica, compromisso fraterno e alcance eterno. Só aí a vida se torna verdadeira. É preciso activar a rede para a mútua comunicação entre Deus e os crentes e, para isso, é necessário uma rede.
O trabalho de lançar esta rede de pesca, iluminação e comunicação continua diante de nós. É um trabalho sempre a fazer-se, em tantos lugares sempre a recomeçar por as pessoas mudam de lugares e de ocupações e deixam a outros o que haviam começado. Para ajudar neste trabalho paroquial, o Sector de Animação Vocacional oferece alguns subsídios (ver textos juntos), bem como dois encontros anuais com os referidos cristãos que aceitam a missão de ser animadores paroquiais das vocações. O próximo encontro é já no dia 23 de novembro, às 10h00, no Seminário dos Olivais (o segundo será a 08/Mar/2014). Possamos todos motivar-nos para que se respire, em todas as realidades cristãs, o ambiente vocacional necessário á fidelidade da fé.
_____________
Formação Vocacional I e II
Fim-de-semana dirigido aos vários agentes da transmissão e educação da fé – casais novos, avós, catequistas, animadores juvenis, dirigentes do CNE – para reflectir, experimentar pedagogicamente e rezar o que diz respeito à vivência da verdade da Fé como vocação (nível I, de iniciação) e ao significado e processos de discernimento das diferentes vocações (nível II, continuação). A participação no primeiro encontro não obriga à participação no segundo no mesmo ano pastoral. As datas são as seguintes: 18-19/Janeiro/2014 Formação Vocacional I 22-23/Março/2014 Formação Vocacional II
_____________
Semana dos Seminários
No próximo dia 9/Novembro haverá o tradicional magusto dos Seminários e do pré-Seminário, com a presença do Senhor Patriarca que realizará o rito de admissão com o qual acolherá publicamente entre os candidatos às ordens sacras três dos nossos seminaristas, todos do terceiro ano de teologia: o David Ribeiro (de São João de Deus), o Miguel Vasconcelos (do Estoril) e o Pedro Tavares (de Peniche). Na tarde e noite do dia 9/Novembro e durante o domingo, dia 10/Novembro e início da semana dos Seminários, grupos de 2 ou 3 seminaristas visitarão várias paróquias da Diocese, aquelas que se dispuseram a acolhê-los, para assim serem uma presença interpeladora e ajudarem as famílias e as comunidades a viverem esta semana na atenção mais cuidada para com os nossos pré-seminaristas e seminaristas. Durante o domingo, 17/Novembro e dia dos Seminários, alguns deles abrirão as suas portas para acolher os que queiram visitar uma destas comunidades de formação, com programas próprios que oferecerão aos que com eles quiserem passar esse dia. Mais informação poderá ser obtida junto de cada Seminário.
_____________
Grupo + Além
Vai iniciar o seu caminho neste novo ano lectivo 2013/14 o Grupo + Além, oferta diocesana de caminhada vocacional para raparigas, em dois grupos etários distintos – do 7º ao 9º ano de escolaridade: + novas; e do 10º ao 12º ano de escolaridade: + velhas – com o primeiro encontro já nos dias 23 e 24/Novembro na Casa do Oeste (Ribamar), a terminar com a peregrinação diocesana de encerramento do Ano da Fé, em Peniche. As raparigas interessadas fazer uma experiencia de caminho neste grupo, poderão ter uma primeiro contacto com ele nos Campos Vocacionais do Natal, que se realizarão de 19-22/Dezembro.
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|