Os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 já se encontram na diocese de Santarém, onde vão estar até dia 30 de junho de 2023. Santarém é a vigésima diocese a receber a Cruz Peregrina e o ícone da Nossa Senhora da Salus Populi Romani e durante este mês vão passar pelas várias vigararias da Diocese.
De agenda preenchida, os símbolos contam visitar 7 vigararias. Começaram por ser acolhidos em Alcanena, seguiram em direção ao Entroncamento. Neste momento, marcam presença em Tomar e depois vão para Torres Novas. Ainda fazem uma paragem em Almeirim, seguem para Santarém e terminam o caminho em Rio Maior.
Na primeira paragem, em Alcanena, os símbolos percorreram as ruas da freguesia, passando pela Escola Secundária, o Mercado Municipal e uma visita aos Bombeiros e GNR local.
Já no Entroncamento, no dia 3 de junho, a comunidade reuniu-se em Vigília de Oração na Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e partilhou uma eucaristia celebrada por D. Américo Aguiar, com direito a acompanhamento na Rádio Renascença e na Canção Nova. Os símbolos fizeram, ainda, uma visita ao lar da Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento e à Unidade de Cuidados Continuados.
Na Golegã, dia 5, os símbolos chegaram de carroça puxada por cavalos com um gesto tradicional e típico da freguesia foram recebidos por crianças e por uma atuação do rancho folclórico. Logo depois seguiram para a Igreja Matriz e continuaram o caminho pelo Entroncamento onde ficaram até dia 7 de junho.
No dia que se seguiu, foram para a terceira vigararia, Tomar. Aqui, a receção foi feita no Largo da Igreja de Linhaceira. No mesmo dia, já da parte da tarde, houve missa na Praça da República e acabaram a percorrer, em peregrinação, as ruas da cidade. Hoje, vão estar de passagem pelas escolas e lares da localidade até às 21:30 hora a que chegam a Torres Novas e onde vão estar até dia 17.
Depois continuam pela Diocese de Santarém para marcarem presença em Almeirim entre os dias 18 e 21. A sexta paragem é a vigararia de Santarém de 22 a 26 e acabam em Rio Maior onde estão de 27 a 30 de junho de 2023.
A Peregrinação dos Símbolos da JMJ tem sido uma oportunidade única para os fiéis e os jovens de Portugal se aproximarem da mensagem de fé e esperança transmitida pela Cruz Peregrina e pelo ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Estes símbolos representam a união dos jovens católicos de todo o mundo e inspiram a reflexão sobre os valores do Evangelho.
Neste período de preparação e peregrinação, os fiéis são convidados a unirem-se em oração e a participarem ativamente nas atividades promovidas pelas diferentes Dioceses. A Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 será um momento de encontro, partilha e celebração da fé, e a Peregrinação dos Símbolos é um importante passo neste caminho de preparação para o maior encontro de jovens de todo o mundo com o Papa.
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|