O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 reforçou, numa mensagem divulgada nas redes sociais da JMJ, a confiança na presença do Papa no encontro mundial que Portugal recebe, no início do próximo mês de agosto. “O Papa tem renovado, e sempre renovado, que estará connosco em agosto de 2023 e é essa a nossa certeza. Faremos a JMJ com o nosso querido Papa Francisco”, afirma D. Américo Aguiar, citado pela Agência Ecclesia.
O responsável católico assinala que, tal como os jovens que se preparam para rumar a Lisboa, também o Papa Francisco se está a preparar “de um modo muito especial e particular” para participar na JMJ. “Estamos com ele, rezamos por ele, para que esteja a 100% para vir ao nosso encontro”, acrescenta.
O bispo auxiliar de Lisboa aponta a um encontro de “fraternidade universal”, como pede o Papa, e deixa uma mensagem de agradecimento a todos os que preparam diariamente a próxima edição internacional da JMJ. “Quero renovar o meu agradecimento a todos e cada um pelo empenho na Jornada Mundial da Juventude e também pedir a vossa oração”, referiu, mostrando-se certo de que “Deus providenciará tudo o que está em falta”.
D. Américo Aguiar estende o agradecimento aos vários Comités Organizadores, das dioceses às paróquias portuguesas, bem como aos jovens que se preparam para rumar à capital portuguesa. “A 50 dias, a única coisa que podemos fazer é dar-nos na totalidade para acolher os jovens do mundo inteiro. Nada mais, nada menos do que os jovens do mundo inteiro”, realçou.
O Papa Francisco foi operado a uma hérnia abdominal, no Hospital Agostino Gemelli, em Roma, registando uma “progressiva melhoria” do seu quadro clínico.
O cirurgião responsável pela operação ao Papa, Sergio Alfari, disse aos jornalistas que a decisão sobre a intervenção teve em mente, entre outras questões, a próxima JMJ, que vai decorrer em Lisboa. “[Francisco] tem a cabeça de um sexagenário: decidiu avançar para a cirurgia porque fez cálculos, em agosto tinha de ir ali, depois acolá… ‘Vou ser operado na quarta-feira, porque assim posso respeitar os meus compromissos’. Isso foi o que disse”, precisou o especialista, em conferência de imprensa, no Hospital Universitário Agostino Gemelli, em Roma.
Para o cirurgião, do ponto de vista médico o Papa poderá “enfrentar melhor do que antes, se os quiser manter, todos os compromissos, tanto dentro como fora da Santa Sé”.
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|