A Diocese de Santarém recebeu, no passado dia 1 de junho, os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que estarão em peregrinação pela Diocese durante todo o mês de junho. A Peregrinação dos Símbolos teve início em novembro de 2021 e tem percorrido as diferentes Dioceses de Portugal. Santarém é, assim, a vigésima Diocese a receber a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.
Os Símbolos da JMJ foram recebidos, no passado dia 31 de maio, logo após a entrega feita pela Diocese de Leiria-Fátima, por meio da Vigararia de Alcanena, onde permaneceram até dia 3 de junho. A cerimónia de receção aconteceu na Igreja Matriz de Minde, seguida de uma procissão que percorreu as ruas da região.
Durante os dias que permaneceram em Alcanena, os Símbolos visitaram as diversas Paróquias e comunidades locais, permitindo que os fiéis e os jovens tivessem a oportunidade de se aproximar e venerar estes importantes ícones de fé.
Além disso, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani participaram também nos festejos do Dia da Criança, dia 1 de junho, na Praia Fluvial dos Olhos de Água. De 1 a 3 de junho, os Símbolos visitaram várias instituições e locais onde os habitantes da Vigararia passam diariamente.
Depois, os Símbolos da JMJ seguiram para a Vigararia do Entroncamento, onde continuarão a sua peregrinação, visitando todas as Paróquias e localidades até ao dia 7 de junho. Será uma ocasião de grande alegria e entusiasmo, com celebrações especiais, momentos de oração e encontros com os jovens da região.
No dia 4 de junho, os jovens da Diocese de Santarém encontraram-se na Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, com a presença de D. José Traquina, Bispo de Santarém, e D. Américo Aguiar, Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023.
Ao longo do dia os Símbolos visitaram os lares do Entroncamento e estiveram presentes num encontro de Voluntários e Famílias de Acolhimento. O dia terminou com uma Vigília de oração na Igreja da Sagrada Família.
A Peregrinação dos Símbolos da JMJ tem sido uma oportunidade única para os fiéis e os jovens de Portugal se aproximarem da mensagem de fé e esperança transmitida pela Cruz Peregrina e pelo ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Estes símbolos representam a união dos jovens católicos de todo o mundo e inspiram a reflexão sobre os valores do Evangelho.
Neste período de preparação e peregrinação, os fiéis são convidados a unirem-se em oração e a participarem ativamente nas atividades promovidas pelas diferentes Dioceses. A Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 será um momento de encontro, partilha e celebração da fé, e a Peregrinação dos Símbolos é um importante passo neste caminho de preparação para o maior encontro de jovens de todo o mundo com o Papa.
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]
|