Não sou crítico de cinema, nem especializado na 7ª arte, mas a minha sensibilidade fez-me ficar preso à vida de Jesus, contada na série televisiva norte americana ‘The Chosen – Os escolhidos’, que já conta com duas temporadas disponíveis. Realizada por Dallas Jenkins, um cristão evangélico, esta série consegue colocar-nos dentro do ambiente vivido por Jesus, ao lado daqueles que Ele próprio escolheu, e que nos vão mostrando o seu olhar sobre a vida de Jesus, fazendo-nos caminhar em conjunto.
Ao contrário de muitas outras séries televisivas ou filmes, nesta, aqueles que conhecem os textos do Novo Testamento, já sabem qual vai ser o desfecho de cada momento e são capazes de identificar e esperar o que vai acontecer em cada episódio. No entanto, a simplicidade e a forma como cada personagem nos é apresentada, com tanta humanidade, consegue colocar-nos no meio de toda a trama e fazer-nos identificar com os seguidores de Jesus.
O enredo desta série parte das narrações dos vários evangelistas, sendo também complementado com alguns elementos de ficção, que são denunciados logo no primeiro episódio e que não destoam nem desviam do essencial, mas ajudam-nos a perceber todo o contexto de uma época e a entrar mais fundo em cada personagem e na forma como Jesus entrou e transformou as suas vidas.
A primeira temporada, que já tive oportunidade de ver, é composta por oito episódios, que nos mostram alguns dos encontros de Jesus e o chamamento dos seus primeiros discípulos. A segunda temporada, também em oito episódios, retrata o relacionamento de Jesus com os seus discípulos, e cada história leva-nos a querer seguir cada vez mais este Homem que era Deus.
Esta série, da responsabilidade da Angel Studios, tem legendagem disponível em 50 idiomas e já foi vista por mais de um bilião de pessoas em todo o mundo. Está disponível gratuitamente, apenas em plataformas online, e tem sido um projeto possível com o contributo de mais de 16 mil investidores, em campanha de angariação de fundos denominada ‘crowdfunding’. Para ver esta série, apenas é preciso ter um smartphone ou computador, descarregar a aplicação ‘The Chosen’ (na App Store ou Google Play Store) ou abrir no seu computador o site https://watch.angelstudios.com/thechosen, selecionar o áudio com dobragem para português do Brasil ou legendagem em português, e iniciar, assim, um tempo que não será apenas de entretenimento, mas de caminho espiritual. Se tiver uma SmartTV ou algum equipamento que permita transferir a imagem do equipamento móvel para a televisão, o visionamento torna-se mais fácil e confortável.
Tenho-me sentido beneficiado com esta descoberta, e por isso não podia deixar de fazer com que cada um seja também um escolhido.
Editorial, pelo P. Nuno Rosário Fernandes, diretor
p.nunorfernandes@patriarcado-lisboa.pt
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|