Lisboa |
V Encontro Nacional de Leigos, em Santarém
“O cristão concreto é muito incómodo”
<<
1/
>>
Imagem

O ator italiano Pietro Sarubbi, que fez o papel de Barrabás, no filme ‘Paixão de Cristo’, de Mel Gibson, esteve no V Encontro Nacional de Leigos e recordou a importância do “olhar” de Jesus.

Pietro Sarubbi lembrou o filme que marcou a sua “conversão”, a partir da atenção ao “olhar” de Jesus. “O olhar de Cristo nunca se perde”, sustentou. No CNEMA em Santarém, no dia 23 de novembro, o ator referiu que após assumir publicamente a sua conversão perdeu “90% do trabalho no cinema, na televisão, no teatro”, muitas vezes “de um dia para o outro”. “O cristão concreto, evidente – não em sua casa, escondido, que vai à Missa ao Domingo –, o soldado do Senhor, que não combate pela guerra, mas combate pela paz, é muito incómodo”, declarou Sarubbi, numa intervenção aplaudida pela assembleia. Linda Ghisoni, colaboradora do Papa Francisco no Dicastério para os Leigos, Família e Vida, falou em seguida do “chamamento a ser santo”, que apresentou como “o chamamento a cantar a partitura do Evangelho” e “incarnar na vida concreta a Palavra de Deus”.

Noutra conferência, o provincial da Companhia de Jesus em Portugal, padre José Frazão Correia, defendeu que “a santidade não pode ser menos do que uma ousadia de vida”. “A santidade nasce na convicção de que somos amados”, indicou o padre José Frazão Correia, sublinhando que a exortação do Papa Francisco sobre a santidade (‘Gaudete et exsultate’) é um texto “desconcertante” que pode ser lido por todos, cristãos e não cristãos, com o desafio a “viver com todo o risco que a vida tem”, para “vivê-la bem”. Já a reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, assinalou que a santidade implica “amar o outro de uma forma absolutamente despojada”.

fotos por Arlindo Homem
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES