Presente em Lisboa, para a Conferência Anual da CNJP, o Arcebispo de Barcelona alertou que “todos como sociedade” têm “de reagir” e que os pobres vão sendo esquecidos “porque incomodam”.
“Quantas vezes se vai ao Vaticano e agora, mais do que nunca, se veem os pobres a andar por ali pela colunata de Bernini e pela Praça de São Pedro e antes não se viam? São seres humanos, que estão esquecidos”, apontou o cardeal D. Juan José Omella, na Conferência Anual da Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP). O arcebispo espanhol alertou, depois, que “todos como sociedade” têm “de reagir” e que os pobres vão sendo esquecidos “porque incomodam”. Na intervenção, no Centro Cultural Franciscano, em Lisboa, na manhã do passado dia 9 de novembro, o cardeal Omella salientou ainda que “é preciso sensibilizar a sociedade para responder aos problemas, ajudar os pobres a sair daquela situação”, dando como soluções “a reinserção social, que os pobres sejam os protagonistas do seu próprio desenvolvimento”. E, também, a “caminhar com eles”. Para o Arcebispo de Barcelona, em vez de se fazer a pergunta ‘Onde está Deus?’ quando se vê a pobreza no mundo, devia-se colocar “a questão ‘Onde estamos nós? Onde estás tu?’”.
Na Conferência Anual da CNJP, que este ano teve como tema ‘Com os Pobres’, o presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana considerou que a maior crise da atualidade não é económica, mas espiritual. “A maior crise na atualidade, especialmente na Europa, não é a crise económica, é a crise de espiritualidade. A dificuldade de considerar os pobres existe a par de uma secura espiritual”, sublinhou D. José Traquina.
![]() |
Pedro Vaz Patto
Se algumas dúvidas ainda subsistissem sobre o propósito do Papa Leão XIV de dar continuidade ao caminho...
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
Com grande oportunidade, o Papa Leão XIV acaba de divulgar uma importante Exortação Apostólica sobre...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
‘Amou-te!’ (‘Dilexi te’), sobre o amor para com os pobres – quase todos...
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|