O diretor do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso (SDER) de Lisboa lembrou aos docentes de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) que “aproximar é essencialmente cuidar”.
“O Diretor do SDER, Padre Paulo Malícia, sublinhou a mensagem de que aproximar é essencialmente cuidar. A caridade como resposta livre que nasce do interior de cada um de nós, não é uma convenção, todos juntos temos de nos ajudar a recordar que os outros não são números, o outro tem um rosto”, salienta um comunicado do SDER, a propósito da Reunião Geral de Professores de EMRC da Diocese de Lisboa, que decorreu no dia 12 de outubro, no Colégio Senhora da Boa Nova, no Estoril. Perante cerca de 170 docentes, este responsável “reforçou, ainda, a ideia de que a caridade deve ser imediata, gratuita, não é realizada para alcançar outros fins, e deve ser dirigida a todos”. Recordando a Encíclica ‘Deus caritas est’, do Papa Bento XVI, o padre Paulo Malícia sublinhou que “o programa do cristão, o programa do Bom Samaritano, o programa de Jesus é um coração que vê”. “Este coração vê onde há necessidade de amor e atua em consequência”, salientou.
Neste sentido, segundo a nota, “os alunos de EMRC foram convidados a dar testemunho de projetos de solidariedade já desenvolvidos nas suas escolas, como forma de inspiração e motivação para a criação de novos projetos de cariz caritativo”. Foram então apresentados os projetos ‘De Casa às Costas’ – “projeto interdisciplinar e solidário que teve início no ano letivo 2018/2019 e foi desenvolvido pela turma do 10ºD, de EMRC do Colégio de Santa Doroteia, Lisboa” –, a loja social ‘Goodlying’ – “dinamizado pelos alunos de EMRC, da Escola Básica João Villaret, Loures” – e o ‘Missão Servir’ – “um clube de voluntariado escolar cristão, proposto pela disciplina de EMRC da Escola Secundária de Peniche”. No âmbito desta partilha, a Cáritas Portuguesa apresentou o projeto ‘Mind’ com o objetivo de “contribuir para a construção de uma visão positiva, aberta e integradora do fenómeno migratório, de forma a melhor acolher, proteger e integrar”, salienta o comunicado, destacando ainda a exposição itinerante ‘Migrações e Desenvolvimento’, que faz parte do referido projeto e os professores puderam visitar durante o dia.
Com o tema ‘Aproxima-te!’, que é também tema do SDER para este ano letivo 2019/2020, os professores de EMRC encontraram-se “para refletir, partilhar, conviver e rezar”, de acordo com a nota. A Eucaristia terminou com o compromisso dos docentes.
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]
|