Cerca de 1300 alunos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), da Diocese de Lisboa, participaram, em Fátima, no 21º Encontro Interescolas e exploraram a temática dos Direitos Humanos e do clima como bem-comum.
“O encontro decorreu num espírito de festa, com o objetivo de explorar a temática dos Direitos Humanos e do clima como bem-comum, num sinal concreto de compromisso pela paz e pela vida, onde os alunos foram os protagonistas. Num ambiente de alegria e partilha, ao longo da tarde, participaram 20 escolas da Diocese de Lisboa com apresentações produzidas pelos próprios alunos e professores da disciplina de EMRC. Entre dança, música rap, fado, música pop e dramatizações o encontro espelhou a diversidade e criatividade dos alunos na defesa da igualdade de Direitos do Homem e das Crianças”, assinala um comunicado do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso (SDER), que organizou o encontro que teve como tema ‘Celebrar a Vida!’.
No passado dia 2 de abril, no Centro Paulo VI, em Fátima, “o foco das apresentações centrou-se no reconhecimento do outro e na celebração da vida”. “A vida como bem absoluto, no respeito e na abertura ao outro, com vista à dignidade do ser humano, sob a égide do modelo cristão de felicidade, proposto pelo Papa Francisco”, frisa a nota do SDER, destacando a necessidade de uma escola humanizada com vista a um mundo melhor: “A mensagem final transmitida pelos alunos é a de que nesta ‘casa comum’ tudo está interligado, pessoas e natureza. Salientou-se ainda a necessidade de vivermos em tolerância e num ambiente de respeito pela diferença, no intuito de se caminhar para uma escola onde todos aprendam e cresçam em conjunto. Em suma, uma escola onde somos ‘todos diferentes, mas todos espetaculares’, uma escola humanizada com vista a um mundo melhor, a um mundo com esperança”.
O 21º Encontro Interescolas da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica ficou ainda marcado pelo concurso de mascotes e respetiva entrega de prémios. Por último, os professores de EMRC subiram ao palco, “sob uma onda de aplausos dos alunos”, para “entrega de um presente simbólico, pelo trabalho e empenho em prol da disciplina na escola”. “A festa culminou num momento de união entre professores e alunos, em palco, com o lema ‘EMRC é fixe!’”, termina o comunicado do SDER de Lisboa.
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|