Lisboa |
‘Youcat Bible Day’ reúne 2500 adolescentes na Baixa de Lisboa
“Fazer a diferença”
<<
1/
>>
Imagem

“Convido-vos a fazerem a diferença. E a diferença faz-se assim: entregando-se completamente”. Foi com este desafio de D. Nuno Brás, Bispo Auxiliar de Lisboa, que terminou o ‘Youcat Bible Day’, uma iniciativa do Setor da Catequese do Patriarcado que reuniu, na Baixa de Lisboa, 2500 adolescentes.

Ainda não eram 9 horas da manhã, do passado sábado, 10 de novembro, quando onze igrejas da Baixa de Lisboa – São Domingos, São José da Anunciada, Sacramento, Graça, Conceição Velha, Sé, Madalena, Vitória, São João da Praça, Anjos e Encarnação – começaram a receber os primeiros adolescentes que iam participar no ‘Youcat Bible Day’. De t-shirt vermelha vestida, com o logo da iniciativa da Catequese do Patriarcado de Lisboa, os jovens começaram por ser dezenas, depois centenas e finalmente dois milhares e meio, dando um colorido diferente ao centro da cidade.

Pelas 9h30 tiveram início as 11 catequeses previstas, em cada uma das igrejas, com temas tão variados como ‘Ei! You!... não fiques no sofá! Pertencer e participar’, ‘Ei! You!... olha à tua volta! Uma multidão de testemunhas’, ‘Ei! You!... vamos à luta? Confronto aberto entre pares’, ‘Ei! You!... ganda monotonia! Viver sem Deus’, ‘Ei! You!... estás desmembrado? Viver sem Igreja’, ‘Ei! You!... estás offline? Hiperconectados’, ‘Ei! You!... arriscas? Quem não arrisca não petisca’, ‘Ei! You!... acreditas? Fé’, ‘Ei! You!... estás a ouvir? Vocação’, ‘Ei! You!... põe-te a mexer! Missão’ ou ‘Ei! You!... entra em ti! Silêncio-Oração’. “Foram 11 catequeses que partiram da análise da realidade dos adolescentes de hoje. A questão da tecnologia, a relação entre pares, a participação social, temas que definimos a partir do documento de trabalho do Sínodo dos Bispos”, referiu a irmã Isabel Martins, do Setor da Catequese de Lisboa, em declarações à Família Cristã.

Após este momento de formação, cada um dos adolescentes recebe o kit missão, para iniciar um tempo de anúncio pelas ruas da Baixa da cidade. “Eles foram espalhar a Palavra com atividades lúdicas, pela oração, pelo teatro, pela música, tendo sempre qualquer coisa para dizer ou dar às pessoas, acerca da Palavra: um verso de um salmo, um versículo do Novo Testamento”, explicou esta responsável.

Com a hora de almoço, era tempo de reunir as ‘tropas da evangelização’ no Terreiro do Paço para a Youcat Party, um tempo de animação onde os adolescentes se ‘encontraram’ com diversas personagens bíblicas. Pelas 14h30, os 2500 adolescentes do 7º ao 10º ano da catequese iniciaram a caminhada conjunta, tendo como destino a Igreja de São Domingos, onde o Bispo Auxiliar de Lisboa D. Nuno Brás os aguardava para a celebração da Eucaristia. “Convido-vos a fazerem a diferença. Onde vocês estão: nas vossas escolas, nas vossas familiais, na vossa catequese, nos vossos divertimentos convido-vos a fazerem a diferença. E a diferença faz-se assim: entregando-se completamente”, desafiou D. Nuno Brás, numa celebração que o Jornal VOZ DA VERDADE transmitiu em direto na sua página no Facebook (www.facebook.com/vozdaverdade). Na sua homilia, o Bispo Auxiliar questionou depois os adolescentes. “E podemos perguntarmo-nos: mas porque é que Deus me quer completamente? “Deus quer-te completamente na tua vida normal, Deus quer te entregues completamente na tua vida normal porque Ele se entregou completamente, porque Deus não sabe entregar-se de outra forma a não ser assim. Totalmente, completamente. E isso faz toda a diferença”, assegurou D. Nuno Brás.


 

“Mensagem positiva para levar à sociedade”

Para o diretor do Setor da Catequese, padre Tiago Neto, o ‘Youcat Bible Day’ foi um “grande encontro de adolescentes”, um “dia de festa, de alegria, em volta da Bíblia”, num trabalho feito “em comunidade”. À Agencia Ecclesia este responsável referiu que a intenção é ajudar os jovens a “ter uma relação próxima com a fé” e manifestar, ao mesmo tempo, a “proximidade da Igreja aos jovens”.

Depois da primeira iniciativa, em 2016, o Patriarcado de Lisboa organizou, em parceria com a Paulus Editora, o ‘Youcat Bible Day’. Uma iniciativa que atrai os jovens porque é “não convencional”, segundo explicou a irmã Isabel à Família Cristã. “Nós apostámos muito no não convencional, nas atividades lúdicas. Eles precisam do prático, de perceber que a Palavra de Deus não é uma teoria, um livro apenas cultural ou literário, mas uma Palavra Viva, e pode iluminar a nossa vida das mais variadas formas. Quisemos proporcionar a experiência de que ser cristãos é algo de positivo que pode ser comunicado. O Papa pede-nos isto e está ligado ao Ano Missionário que estamos a viver. Não estamos fora da sociedade, somos membros dela e temos uma mensagem positiva para levar à sociedade”, garantiu a religiosa.

 

______________


D. Nuno Brás

Hoje foi um dia marcado pela chuva, marcado pelas nuvens, marcado pelo tempo quase de inverno. Mas hoje, Lisboa iluminou-se também porque estes jovens todos, que aqui estão, trouxeram o sol que é Jesus Cristo. E isso deu à cidade um outro rosto e um outro ambiente, que é o ambiente que nós precisamos sempre de lhe dar, todos os dias.

Mensagem-vídeo publicada em www.facebook.com/CatequesedeLisboa

 

fotos por Ricardo Perna/Família Cristã e Setor da Catequese de Lisboa
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Se algumas dúvidas ainda subsistissem sobre o propósito do Papa Leão XIV de dar continuidade ao caminho...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Com grande oportunidade, o Papa Leão XIV acaba de divulgar uma importante Exortação Apostólica sobre...
ver [+]

Tony Neves
‘Amou-te!’ (‘Dilexi te’), sobre o amor para com os pobres – quase todos...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES