O Cardeal-Patriarca apelou aos cristãos para serem Cristo na cidade. Na celebração de Dedicação da Sé, a 25 de outubro, D. Manuel Clemente deu graças por tudo o que a Sé “significa e induz”.
“Retenhamos a lição: A Dedicação da Sé dedica-nos a nós, refeitos em Cristo para sermos Cristo na cidade. É também por isso que, com Santo António e São João de Brito, tudo aqui nos fala de missão. Como cantámos no nosso Sínodo Diocesano: «É o sonho missionário / de chegar a toda a gente. / Longe ou perto, o necessário / É mostrar Cristo presente!» Presente em toda a parte e simbolizado aqui – nesta bela catedral que nos incorpora nele e nele nos expande”, frisou o Cardeal-Patriarca de Lisboa, na homilia da Solenidade da Dedicação da Sé.
Nesta celebração, D. Manuel Clemente sublinhou a importância da Sé de Lisboa. “Celebrar a Dedicação da Nossa Sé é reconhecer e dar graças por tudo quanto ela significa e induz, para nós que aqui vimos e para os outros que nos aguardam. Transporta-nos para Deus que nos espera em todos, especialmente nos que mais precisam de ser tocados pela caridade de Cristo, que se alonga em nós”, aferiu, lembrando a necessidade de acolher quem chega: “Lisboa é terra de muitas gentes e a Diocese também cresce assim. Na cidade, entre residentes e de passagem, cruza-se uma centena de proveniências, de várias etnias, línguas e culturas. Da catedral às casas de cada um, aos mais diversos âmbitos da sociocultura, há de crescer um corpo, precisamente o de Cristo, cuja vida ressuscitada se quer alargar nos cristãos que a transportam. Vida aqui celebrada e ali repartida, onde for preciso acolher quem chega, cuidar de quem está, elevar o espírito e sustentar a esperança”.
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]
|