Chegada a Portugal em 1931, a pedido do Cardeal Cerejeira, a Congregação dos Sagrados Corações (SSCC) vai deixar o nosso país no decorrer deste mês de outubro. O Cardeal-Patriarca de Lisboa agradeceu o contributo destes sacerdotes na evangelização.
“Terminaram o seu trabalho entre nós os Padres dos Sagrados Corações, que tanto fizeram na formação sacerdotal, nas missões populares e em diversas paróquias (sendo as últimas Catujal e Unhos). Só o facto de diminuírem em número os levou a encerrar a última comunidade. Rezamos para que o Senhor da Messe lhes dê mais vocações e os faça voltar um dia”, escreveu, numa mensagem, D. Manuel Clemente. “Nos anos trinta e quarenta do século passado foram diretos colaboradores do Cardeal Cerejeira, como formadores no Seminário dos Olivais. Pela grande qualidade que detinham contribuíram notavelmente para a formação dos sacerdotes daquele tempo, no Patriarcado e não só. Então e depois, destacaram-se nas missões internas, levantando a fé de muitas terras. Também nas várias paróquias que serviram deixaram marca evangélica de serviço dos pobres, com grande simplicidade e dedicação”, acrescentou o Cardeal-Patriarca, sublinhando que “muito obrigado lhes fica o Patriarcado de Lisboa, que os espera de volta, com o excelente carisma que os transporta”.
Também a CIRP - Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal agradeceu à congregação que agora deixa o nosso país. “Foi com tristeza que recebemos do Superior Local, o Padre Luís Manuel Alvarez Garcia, a notícia de que os Padres dos Sagrados Corações, depois de tantos anos em Portugal, deixarão Portugal nos primeiros dias de outubro. A Direção da CIRP agradece o prestimoso serviço prestado por esta Congregação à Igreja em Portugal. Não esquecemos a presença dos Padres dos Sagrados Corações na periferia da grande Lisboa, nos bairros mais pobres onde, vivendo no meio dos necessitados foram a voz do Evangelho de Jesus Cristo”, refere um comunicado.
Fundada nos finais do século XVIII, em França, pelo sacerdote da Diocese de Poitiers José Maria Coudrin e uma jovem da nobreza francesa, Henriqueta Aymer de la Chevarie, a congregação dos SSCC tem como carisma “contemplar, viver e anunciar o amor de Deus em Jesus e Maria”.
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|