Lisboa |
Festa de São Miguel
“Reavivar o culto a São Miguel e implorar a sua proteção”
<<
1/
>>
Imagem

O Bispo Auxiliar de Lisboa D. Joaquim Mendes considera que a Igreja tem de reavivar o culto a São Miguel. Na Paróquia de São Miguel de Palhacana, em Alenquer, o prelado presidiu à Festa de São Miguel, no dia 29 de setembro.

 

“O culto de São Miguel difundiu-se em Itália, França, Espanha e Portugal. No Patriarcado de Lisboa há oito paróquias que têm São Miguel como titular e padroeiro, uma das quais a vossa. Precisamos de reavivar o seu culto, implorar a sua proteção, para os tempos que vivemos, para os desafios que hoje se colocam a nossa fé. A vida cristã, segundo São Paulo, é um verdadeiro combate. Precisamos da força de Deus, para perseverarmos na fé, para testemunharmos a fé, para transmitirmos a fé, para afirmar a nossa identidade cristã num mundo que parece prescindir de Deus. Precisamos da ajuda do Arcanjo São Miguel para lutar contra o mal, dentro e fora de nós; para que o bem triunfe do mal; para a graça triunfe sobre o pecado; para que o poder de Deus triunfe sobre o poder do demónio”, apontou D. Joaquim Mendes.

Para o Bispo Auxiliar, a Igreja precisa da ajuda de São Miguel para ser “uma verdadeira comunidade de discípulos de Jesus, próxima de todos, que testemunha a alegria do Evangelho”. “Precisamos da sua ajuda para sermos uma comunidade acolhedora e missionária, aberta às surpresas do Espírito, como nos convida a Palavra que escutamos: Uma Palavra que nos interpela, nos faz pensar, mas ao mesmo tempo nos anima”, salientou o prelado.

foto por Amílcar Silva
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES