Presente nas Jornadas de Comunicação Social, que decorreram em Fátima, a irmã nicaraguense Xiskya Valladares, conhecida como monja twitteira, considera que a Igreja tem que “aprender a comunicar melhor” para se “ligar às pessoas de hoje”.
“Usamos as redes sociais porque é onde as pessoas estão e a Igreja tem que estar onde estão as pessoas. Temos que o fazer de uma maneira pensada: o que queremos conseguir, a que público nos queremos dirigir, que linguagem utilizar, que estratégias vamos utilizar e depois medir o que estamos a conseguir”, sublinhou a religiosa, no passado dia 27 de setembro. Para a cofundadora da Associação iMisión, que se dedica à evangelização através da internet, “as redes sociais não são uma moda, representam uma transformação da pessoa humana na forma como comunicam e se relacionam”.
Numa outra conferência, Patrícia Dias, investigadora da Universidade Católica Portuguesa, considerou que as mensagens que a Igreja quer comunicar têm tudo para ser eficazes, mas falta ajustar a linguagem aos destinatários. “O que falta, por vezes, é ajustar a linguagem aos diferentes públicos. Há muitas aplicações, a Igreja usa muito o digital, mas por vezes falta comunicar e estou a pensar, sobretudo, nos jovens”, apontou.
No segundo e último dia de jornada, com o tema ‘APPlica-te’, foi divulgado um estudo da Aleteia que mostra que dez por cento dos jovens portugueses que estão nas redes sociais partilham temas relacionados com a religião. Portugal está mesmo no 3.º lugar dos “jovens interessados em religião” na Europa, empatado com a Lituânia e Malta, e apenas atrás de Itália e Polónia.
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|