Lisboa |
D. Tolentino nomeado Arquivista e Bibliotecário da Santa Sé
O “melhor guardião” da Biblioteca do Vaticano
<<
1/
>>
Imagem

O Papa Francisco nomeou o padre José Tolentino de Mendonça como Arquivista e Bibliotecário da Santa Sé, elevando-o à dignidade de arcebispo. A nomeação deixou o Cardeal-Patriarca de Lisboa “muito feliz”.

D. Manuel Clemente considera que D. José Tolentino será o “melhor guardião” da Biblioteca do Vaticano. “Deixa-me muito feliz esta nomeação do senhor D. José Tolentino de Mendonça para estas funções em Roma, que acabam por ser para Igreja universal, porque o acervo de biblioteca e arquivo do Vaticano é um espólio imenso e único”, afirmou, sublinhando que D. Tolentino vai potenciar este tesouro da Igreja, “pela sua grande capacidade de criação cultural, de fazer com que o património guardado seja disponível e valorizado, para o bem de todos”. “Há ali uma memória multisecular que tem agora no senhor D. José Tolentino o seu melhor guardião”, garantiu o Cardeal-Patriarca.

A nomeação foi tornada pública no passado dia 26 de junho. Recorde-se que o sacerdote e poeta madeirense, atualmente vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa e diretor da Faculdade de Teologia, orientou este ano o retiro de Quaresma do Papa Francisco e seus mais diretos colaboradores, em fevereiro, em Ariccia, nos arredores de Roma.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES