O Cardeal-Patriarca de Lisboa felicitou a decisão da Assembleia da República de chumbar a legalização a eutanásia. Em declarações à Renascença, D. Manuel Clemente deixou uma “palavra de congratulação” e considera que “o grande projeto que nós temos todos, como sociedade, é o da vida e a sua dignificação em todo o arco existencial”. O Cardeal-Patriarca defendeu que o caminho a seguir deve ser “tornarmo-nos, realmente e cada vez mais, uma sociedade paliativa, próxima e solidária”.
Também a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) se congratulou. “É uma vitória da vida em todo o seu sentido, da vida que nunca deveria ser posta à votação tendo em vista a sua eliminação”, refere um comunicado.
Médicos Católicos congratulam rejeição
A Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP) “congratula-se” com a reprovação dos “projetos de lei levados a votação no Parlamento Português para a despenalização da eutanásia em Portugal”. Para o presidente da AMCP, o médico psiquiatra Pedro Afonso, esta votação revela “uma vitória da medicina e uma vitória da Vida”. “Os médicos não têm outra vocação senão estar ao lado da Vida, tratando e aliviando o sofrimento dos doentes, e garantindo os cuidados paliativos a todos aqueles que deles necessitam”, referiu, em comunicado. A Associação dos Médicos Católicos Portugueses, segundo a nota, “exorta as entidades competentes a um maior investimento nos cuidados paliativos em Portugal”.
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]
|