Lisboa |
D. Manuel Linda nomeado Bispo do Porto
Manter o “diálogo com todos”, na Igreja e na sociedade
<<
1/
>>
Imagem

O novo bispo do Porto espera uma diocese “na linha da frente” do trabalho de reinserção dos desfavorecidos da sociedade. D. Manuel Linda quer ainda manter o “diálogo com todos”.


“Temos de dar o nosso contributo: padres, bispos, cristãos da Diocese do Porto, têm de estar na linha da frente desta tentativa de reinserção na sociedade, em plenitude, dos que, porventura, se afastaram ou foram afastados”, referiu D. Manuel Linda, em conferência de imprensa, na sede da Conferência Episcopal Portuguesa, a 15 de março, dia em que a Santa Sé tornou pública a nomeação do Papa Francisco. O novo Bispo do Porto, que é vogal da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, assinalou ainda que “há franjas, há periferias que têm hoje problemas graves, sem dúvida alguma, problemas de pobreza, inclusivamente, problemas de adaptação à realidade social, problemas de marginalidade”. D. Manuel Linda, de 61 anos, considera que a resposta passa pelo trabalho nos centros sociais e paroquiais, para “minorar a pobreza”, nas cantinas sociais e, sobretudo, na “estrutura educativa”. “Isto não vai lá apenas com dar a tigela da sopa”, observou, mostrando a intenção de manter o “diálogo com todos”, na Igreja e na sociedade, prometendo intervir quando considerar oportuno, “como sempre” tem feito.

D. Manuel Linda era o Bispo das Forças Armadas e de Segurança. O responsável fez um balanço “muito positivo” dos anos passados à frente do Ordinariato Castrense, cargo para o qual tinha sido nomeado em 2013, e defendeu a importância da figura de um bispo que acompanhe as Forças de Segurança e as Forças Armadas.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES