Lisboa |
Visita Pastoral ao Turcifal
“Não perder a esperança”
<<
1/
>>
Imagem

Foi uma mensagem de esperança aquela que D. Nuno Brás, Bispo Auxiliar de Lisboa, quis deixar durante a Visita Pastoral à Paróquia do Turcifal, que decorreu de 6 a 10 de março.

 

“As palavras do senhor D. Nuno à comunidade cristã deixaram, em especial, uma mensagem de esperança, no sentido do empenho missionário, do testemunho, de olhar a realidade em volta e não desanimar”, refere ao Jornal VOZ DA VERDADE o pároco do Turcifal, padre Paulo Antunes. “Por vezes somos poucos, somos os mesmos, estamos mais velhos, mas não resignamos no sentido da esperança. Temos de ter um olhar mais longe, que nos ajuda a perceber que tempos difíceis sempre houve, na certeza de que o Senhor caminha com o seu povo”, acrescenta este sacerdote, de 48 anos.

Esta paróquia do Oeste, onde está inserido o Centro Diocesano de Espiritualidade, recebeu a Visita Pastoral entre os dias 6 e 10 de março, com o pároco a fazer “um balanço muito positivo, pela proximidade, acima de tudo”. “Durante a preparação da visita e do programa, senti nas pessoas, tanto dos grupos paroquiais como também das empresas, muita alegria pela Visita Pastoral”, frisa. Ao longo de cinco dias, o Bispo Auxiliar de Lisboa e o pároco visitaram diversas escolas, empresas, como as Frutas Luís Vicente, Farinhas Firmo, Perugel ou a Riberalves, e encontraram-se com a comunidade cristã. “Os vários encontros com as crianças e os adolescentes, tanto nas escolas como aqui, na igreja, sobressaíram pela alegria e entusiasmo das crianças”, observa o padre Paulo.

Ao nível da catequese, a Paróquia de Santa Maria Madalena do Turcifal tem cerca de 150 crianças e adolescentes e, nos últimos anos, a paróquia tem centrado a atividade catequética na igreja, devido à baixa natalidade. “Os lugares em volta vão deixando de ter crianças, impossibilitando a constituição de grupos de catequese. Optámos por concentrar tudo no Turcifal e o futuro será por aí”, aponta o pároco.

O Turcifal é uma freguesia que tem cerca de três mil habitantes, dispersos por três centros mais populosos (Turcifal, Carvalhal e Freixofeira), “curiosamente, todos junto à estrada nacional”, e outras pequeninas aldeias junto à Serra do Socorro. “As apostas pastorais têm passado pela preocupação com o primeiro anúncio, a evangelização, e os Cursos Alpha têm ajudado a aproximar algumas pessoas da Igreja. A dinamização da catequese, a Eucaristia com as crianças e a valorização das festas da catequese têm sido outras prioridades”, define o padre Paulo Antunes.

texto por Diogo Paiva Brandão; fotos por Jornal Badaladas
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Se algumas dúvidas ainda subsistissem sobre o propósito do Papa Leão XIV de dar continuidade ao caminho...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Com grande oportunidade, o Papa Leão XIV acaba de divulgar uma importante Exortação Apostólica sobre...
ver [+]

Tony Neves
‘Amou-te!’ (‘Dilexi te’), sobre o amor para com os pobres – quase todos...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES