Editorial |
P. Nuno Rosário Fernandes
O Natal que podemos preparar
<<
1/
>>
Imagem

No passado Domingo, o primeiro do Advento, iniciámos um novo ano litúrgico. Com ele iniciou, também, um novo ciclo de leituras (Ano B) durante o qual vamos ser acompanhados pelo Evangelista São Marcos. Mas este novo tempo que agora vivemos, e que se prolonga por quatro Domingos até ao Natal, é um tempo que nos deve comprometer com Deus. Isto mesmo nos recordou D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, na homilia da celebração de Ordenações a que presidiu, na igreja de Santa Maria de Belém, no Mosteiro dos Jerónimos.

Trata-se de um compromisso que deve implicar a nossa mudança de atitudes, a partir, desde logo, do interior do nosso coração. Só existirá a verdadeira conversão se formos capazes de deixar que o coração se transforme. Podemos ter muitas boas intenções, fazer muitos propósitos de melhorar, de mudar, de alterar alguma coisa na nossa vida, mas se não deixarmos que o coração mude, tudo será mais difícil. Não se trata de fazer algum tipo de cirurgia ou de transplante, mas de treinar o coração para o Amor. Um treino que, como qualquer outro esforço que se faça, precisa do alimento vitamínico da Palavra de Deus.

Na Palavra sabemos que encontramos a luz necessária para as muitas escuridões da vida, podemos confrontar-nos com a Verdade, que tantas vezes tendemos a omitir ou a escondermos, mas, sobretudo, na Palavra de Deus e pela Palavra somos interpelados e desafiados a participarmos da vida divina.

No documento que o então Papa Bento XVI, hoje emérito, escreveu sobre a Palavra de Deus (Verbum Domini), o Santo Padre observa que no coração dessa vida “há a comunhão, há o dom absoluto”. “Deus dá-Se-nos a conhecer como mistério de amor infinito, no qual, desde toda a eternidade, o Pai exprime a sua Palavra no Espírito Santo. Por isso o Verbo, que desde o princípio está junto de Deus e é Deus, revela-nos o próprio Deus no diálogo de amor entre as Pessoas divinas e convida-nos a participar nele” (nº6).

Por isso, este tempo de Advento deve servir para nós de oportunidade para começar ou voltar aos treinos. Porque o Natal que podemos viver, será o Natal que pudermos preparar.

 

Editorial, pelo P. Nuno Rosário Fernandes, diretor

p.nunorfernandes@patriarcado-lisboa.pt

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES