Lisboa |
Visita Pastoral à Paróquia de São João Evangelista
“Sermos servos de todos”
<<
1/
>>
Imagem

A Visita Pastoral à Paróquia de São João Evangelista, em Lisboa, foi “um momento importante para estimular um pouco a comunidade”. A opinião é do pároco, padre Alberto Bissoli.

 

“A visita pode estimular a um empenho renovado, a um maior entusiasmo”, refere ao Jornal VOZ DA VERDADE o sacerdote de 73 anos, a propósito da presença de D. Nuno Brás, Bispo Auxiliar de Lisboa, entre os dias 18 e 26 de novembro.

Do programa, este sacerdote italiano salienta que “o momento privilegiado da Visita Pastoral é sempre a Missa conclusiva”. “O senhor D. Nuno, focando-se na mensagem do Evangelho, de como Cristo foi servo de toda a humanidade, convidou a, também nós, aprendermos a ser servos de todos. Deixou um convite para servir através das obras de misericórdia”, aponta o padre Alberto, pároco desde 2012.

Criada em 1959, a Paróquia de São João Evangelista fica situada na freguesia da Penha de França e tem uma população de cerca de 15 mil habitantes, segundo os Censos de 2011. “A população é maioritariamente composta por gente de fora de Lisboa, que veio da Beira Baixa e da Beira Alta”, refere o pároco. Mesmo com uma população “muito envelhecida”, a paróquia consegue ter “um pequeno grupo de catequese, com cerca de 40 crianças, e um grupo de jovens da Juventude Mariana Vicentina, com 16 elementos”. “Trazem uma certa vitalidade à paróquia”, garante. A Obra do Ardina, que acolhe crianças e jovens em risco e que fica situada no espaço geográfico da paróquia, foi também visitada por D. Nuno Brás. “O senhor Bispo conheceu as instalações, lanchou com os rapazes e estimulou-os a nunca desistirem”, salienta o padre Alberto Bissoli, destacando igualmente a presença de uma congregação religiosa, as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, “que prestam uma ajuda importante na paróquia”. “Temos também o Centro Social, com centro de dia para 100 utentes e que distribui mensalmente 200 cabazes do Banco Alimentar”, acrescenta o pároco de São João Evangelista.

No primeiro dia da Visita Pastoral, o Bispo Auxiliar de Lisboa foi conhecer a Capela de São João Paulo II, dedicada em 2012 pelo então Cardeal-Patriarca D. José Policarpo. “A capela está situada no rés-do-chão de um prédio, num bairro no sopé do Alto de São João. É um local com bastante espaço, que tem Eucaristia somente ao Domingo à tarde, mas que tem uma frequência muito reduzida. As pessoas, por vezes, preferem ir para fora, para outras paróquias”, lamenta o pároco, referindo que “a obra foi muito estimulada pelo senhor D. José”. “O anterior Patriarca queria que a Igreja se aproximasse dessas pessoas, para não as deixar isoladas e fora de qualquer assistência religiosa”, justifica.

Como desafio para esta paróquia da cidade de Lisboa, o padre Alberto refere a necessidade de “aproveitar o que há de juventude para poder renovar, um pouco, a comunidade”.

texto por Diogo Paiva Brandão; fotos por Paróquia de São João Evangelista
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES