O Bispo de Leiria-Fátima garantiu que as ameaças da guerra, o aumento do mal e os dramas da humanidade não são esquecidos em Fátima, de onde também brota uma resposta contra o mal.
“Não se pode passar indiferente ao mal, nem tentar iludi-lo olhando para o lado. Há que reparar o que ele estraga, reconstruir o que ele destrói nos corações e nas relações com Deus, com os outros e entre os povos. Com o escritor Vitorino Nemésio podemos afirmar: ‘Com Fátima entrou um certo sinal de eterno nos ajustamentos da história’”, referiu D. António Marto, na homilia da Missa que encerrou o Centenário das Aparições de Nossa Senhora. “Em Fátima, a humanidade passou a valer mais", reforçou o bispo, naquela que foi a última peregrinação aniversária do ano, na Cova da Iria, a 13 de outubro. D. António Marto destacou ainda a “grande prioridade para o futuro da fé cristã: tornar Deus presente, próximo e íntimo ao coração humano, Deus amigo dos homens, fonte de humanização, de confiança na bondade e na beleza da vida”.
Na noite de dia 12, o Bispo de Leiria-Fátima convidou os peregrinos a rezarem pela “grande causa da paz”.
_______________
Mensagem vídeo do Papa Francisco para o encerramento do Centenário das Aparições
“Queridos irmãos, neste dia em que celebrais o encerramento do Centenário das Aparições da Santíssima Virgem em Fátima, quero enviar-vos a minha bênção e a minha saudação.
Trago ainda no meu coração a memória da viagem e as bênçãos que a Virgem me quis dar e dar à Igreja nesse dia. Nunca tenhais medo, Deus é muito melhor do que todas as nossas misérias; e gosta muito de nós.
Ide em frente. E nunca vos afasteis da Mãe. Como uma criança que está junto a sua mãe e se sente segura, assim também nós ao lado da Virgem nos sentimos muito seguros. Ela é a nossa garantia.
E, finalmente, quero-vos dar um conselho: Nunca deixeis o Rosário;
Nunca deixeis o Rosário, rezai o Rosário, como Ela o pediu.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
E rezem também por mim.
Obrigado”.
_______________
Cardeal-Patriarca em Paris
O Cardeal-Patriarca de Lisboa presidiu ao encerramento do centenário das aparições no Santuário Nossa Senhora de Fátima em Paris. Em conferência de imprensa, em solo francês, D. Manuel Clemente referiu que “tinha de vir alguém de Portugal” celebrar o centenário e sublinhou que o Santuário Nossa Senhora de Fátima de Paris “tem um impacto muito grande não só na cidade mas além da cidade” e “não só na comunidade portuguesa mas além dela”. “É importante haver um santuário português aqui em Paris e é importante haver um santuário de Fátima em Paris. As coisas ligam-se muito bem não só pelo que Fátima é em Portugal, mas porque os portugueses que aqui se reúnem transportam aquilo que é tão próprio e identificativo do católico português que é esta expressão mariana”, afirmou o Cardeal-Patriarca, que tinha sido convidado há alguns meses para este encerramento.
Durante a deslocação a Paris, D. Manuel Clemente visitou ainda a delegação em França da Fundação Calouste Gulbenkian e o Consulado Português em Paris, onde teve um encontro sobre a emigração portuguesa.
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|