O Bispo Auxiliar de Lisboa D. Joaquim Mendes considera “um grande dom de Deus à Congregação do Espírito Santo” a ordenação de um segundo sacerdote, no ano em que celebra 150 anos de presença em Portugal.
“A ordenação do João Paulo, tal como a do António Mosso, também ele da Congregação do Espírito Santo, no passado dia 9 de julho, na paróquia de Agualva, insere-se na celebração dos 150 anos da presença dos Espiritanos em Portugal e são um grande dom de Deus à Congregação do Espírito Santo e à Igreja, uma esperança para o seu futuro”, salientou D. Joaquim Mendes, na ordenação presbiteral do diácono João Paulo Machado de Freitas, que decorreu na manhã do passado Domingo, 15 de outubro.
No Hipódromo de Cascais, o Bispo Auxiliar de Lisboa sublinhou que no caminho vocacional novo padre esteve “o chamamento de Deus”. “É Ele que chama, consagra e envia”, apontou. “Mas estão também mediações importantes, como o testemunho cristão dos avôs; o exemplo de dedicação pastoral do seu Prior de então, Padre Raul; o testemunho dos amigos cristãos; a proposta explícita da vida sacerdotal de um animador do movimento missionário a que ele pertencia e as experiências de missão, de entrega aos outros, que lhe fizeram experimentar a alegria de evangelizar”, resumiu, na homilia.
Nesta celebração, D. Joaquim Mendes dirigiu-se ainda de forma particular ao novo sacerdote, de 29 anos, que é natural de Cascais e regressa agora à sua missão em Malange, Angola. “Através do teu ministério sacerdotal Jesus continua a sua obra santificadora. É belo e grande o dom do ministério sacerdotal que o Senhor te concede! É bela a missão que te é confiada! Abraça-a com amor, com gratidão, com generosidade e com alegria”, desejou o Bispo Auxiliar de Lisboa.
Numa mensagem, o provincial dos Espiritanos, padre Tony Neves, referiu que “a Congregação, neste jubileu dos 150 anos, está grata a quantos fizeram deste Domingo, em Cascais, um momento forte de Missão”. “Parabéns João Paulo, força e coragem e bom regresso a Angola!”, terminou.
____________________
Voto de Congratulação
A Assembleia da República, reunida em Plenário, a 13 de outubro, congratulou-se pelos 150 anos de presença em Portugal da Congregação dos Missionários do Espírito Santo.
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|