Num encontro com os formadores dos seminários de Portugal, o Cardeal-Patriarca de Lisboa sublinhou alguns dos pontos do novo documento da Congregação para o Clero.
A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM) reuniu cerca de 60 formadores dos seminários em Portugal, no passado dia 8 de setembro, no Porto, para analisar o novo documento do Vaticano, intitulado, ‘O dom da vocação presbiteral’, sobre a preparação dos futuros padres.
Em declarações à Agência Ecclesia, à margem do encontro onde participou como orador, D. Manuel Clemente destacou dois pontos da nova ‘Ratio fundamentalis institutionis sacerdotalis’. O primeiro refere-se à existência do tempo propedêutico, antes da formação no seminário maior, no “mínimo um ano, máximo dois”, mas que seja para “esclarecimento vocacional e da própria vocação cristã”. “É preciso tratar da formação básica cristã que muitas vezes não aconteceu como noutros tempos em que as famílias transmitiam mais facilmente aquilo em que acreditavam. Hoje não está tão garantido”, referiu o Cardeal-Patriarca de Lisboa.
Segundo o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), é também necessário garantir uma formação que “seja unificada, integrada e integradora” e não tão compartimentada com os estudos filosóficos, teológicos e experiências pastorais. “Que todas as dimensões sejam integradas para dar personalidade mais preenchida de tudo o que é necessário para o exercício sacerdotal”, acrescentou D. Manuel Clemente.
A CEP anunciou que a formação dos futuros padres e a realidade dos seminários em Portugal vão ser refletidas na próxima assembleia plenária que vai decorrer de 13 a 16 de novembro, em Fátima e Lisboa.
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]
|