Lisboa |
Pastoral Social e Mobilidade Humana
Bispos pedem “conversão do coração” para quem descuida a Criação
<<
1/
>>
Imagem

A Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana emitiu uma nota, no passado dia 31 de agosto – véspera do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, onde declara “evidentes” as consequências das alterações climáticas em Portugal.

Os Bispos portugueses lembraram os trágicos acontecimentos que ocorreram, nos últimos meses, em Portugal para convidar “todas as comunidades cristãs a dar graças a Deus pela Criação e a pedir ao Criador a conversão do coração daqueles que se consideram donos e senhores do mundo em que vivemos”.

“Os impactos negativos sobre as populações atingidas pelos incêndios têm sido enormes: a morte de tantas pessoas, a perda de habitações permanentes, o desaparecimento de postos de trabalho (em zonas onde já não abundam), a morte de animais e a destruição de pastos... Todos temos presentes o impacto psicológico e o desalento que estas situações inevitavelmente comportam”, lembra a Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

Na mesma nota, publicada por ocasião da celebração do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, celebrado no dia 1 de setembro, o organismo da Conferência Episcopal Portuguesa pede para que "nunca sejam esquecidos os milhões de pessoas que sofrem de fome, de doenças e miséria, devido à má distribuição dos bens da Criação". O documento recorda ainda a nota pastoral “Cuidar da casa comum, prevenir e evitar os incêndios”, da Conferência Episcopal Portuguesa, publicada no passado mês de abril.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES