No ano em que celebra 150 anos em Portugal, a Congregação do Espírito Santo (Espiritanos) viu um jovem da Paróquia de Agualva, em Sintra, ser ordenado sacerdote. D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa, presidiu à celebração e convidou o agora padre António Mosso a viver “para o Senhor e para aqueles a quem Ele te envia”.
“Tem sempre diante de ti o exemplo de Cristo Bom Pastor, que não veio para ser servido, mas para servir, e procurar e salvar o que estava perdido. Está no meio do povo do Senhor como «quem serve». Ama o povo com o coração de Cristo Pastor, com um coração compassivo e misericordioso, cura as suas feridas com o bálsamo da misericórdia, sê bom dispensador dos dons de Deus. Sê sacramento da presença de Cristo único e sumo pastor, serve, prolonga na vida a Eucaristia que celebras. Vive em conformidade com Cristo, radicado nele, para seres pastor segundo o seu coração. Não vivas para ti mesmo, mas para o Senhor e para aqueles a quem Ele te envia. Não tenhas medo de «perder a vida» por Jesus e pelo Evangelho, como tantos dos teus confrades missionários, porque só assim a poderás reaver plenificada em Cristo ressuscitado”, desafiou D. Joaquim Mendes, na celebração de ordenação do novo padre Espiritano, António Pedro Mendes Neves Mosso, que decorreu no passado dia 9 de julho, Domingo, na igreja paroquial da Agualva. “Recorda-te que para seres mestre, terás de continuar a ser humilde discípulo que quotidianamente escuta, medita a reza a Palavra, para depois a transmitires fielmente”, prosseguiu.
Dirigindo-se de forma particular ao recém-ordenado sacerdote, o Bispo Auxiliar de Lisboa convidou-o à missão: “Radicado no amor do Pai e com o coração cheio do amor de Cristo Bom Pastor, revestido da alegria sacerdotal, que é uma alegria missionária, sê um padre alegre e feliz, atraindo a todos para Cristo”.
D. Joaquim Mendes, na sua homilia, considerou a ordenação sacerdotal deste jovem da Paróquia de Agualva “um grande dom para a Congregação dos Missionários do Espírito Santo, que está a celebrar 150 anos da sua presença em Portugal”, e “para a Igreja, neste tempo em que a seara continua a ser grande e os trabalhadores continuam a ser poucos”.
_____________
“A Agualva (Sintra) vestiu-se de festa para a Ordenação do P. Tó, por ocasião da Padroeira. Foi uma grande celebração, com ritmo bem africano, seja de Cabo Verde, seja de S. Tomé. Obrigado a D. Joaquim Mendes, ao P. Domingos Carneiro e a quantos tornaram possível esta Ordenação. O P. Tó regressa a Espanha onde a sua Missão continuará em força. PARABÉNS!”
P. Tony Neves, superior provincial dos Espiritanos, no Facebook
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|