O ‘Despertar da Fé’, desenvolvido nos últimos anos pelo Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa, é considerado “um projeto muito positivo, enriquecedor e que deve ter continuidade”, referem as conclusões de dois inquéritos.
“As instituições consideram que o Despertar contribui ativamente para o incremento da sua identidade cristã: fomenta a prática de valores e princípios cristãos tanto nas crianças, como nos profissionais de educação e famílias, alarga horizontes aos profissionais com menor formação cristã; em suma, consolida os valores institucionais e sublinha-os perante as famílias”, refere o documento, enviado ao Jornal VOZ DA VERDADE.
Ao longo do ano de 2016-2017, foram 34 as instituições da diocese que marcaram presença nos encontros do ‘Despertar da Fé’, o que corresponde a 27% do total de instituições. “Participaram ainda mais duas Instituições: uma da diocese de Santarém e outra da diocese de Leiria-Fátima e ainda quatro paróquias da diocese de Lisboa. Os encontros para preparação do Advento/Natal e Quaresma/Páscoa são os que registam maior afluência: 76 e 74 participantes, respetivamente”, aponta o texto, salientando que “a maior parte dos participantes nos encontros de formação são mulheres, Educadoras de Infância, 49% das quais com função de Coordenadora Pedagógica”. “Participam também Ajudantes de Ação Educativa, animadores do Despertar, membros da Direção da Instituição e ainda catequistas. Estes últimos em número reduzido. Há algumas pessoas que vêm sempre, mas a maior parte não vem com regularidade uma vez que as instituições alternam as pessoas a enviar à formação. Habitualmente há sempre pessoas que estão pela primeira vez”, frisam as conclusões.
Despertar as famílias para a relação com Deus
Para avaliar o projeto do ‘Despertar da Fé’, foram realizados dois inquéritos: um primeiro aos participantes no encontro de lançamento da proposta pedagógica para a Quaresma/Páscoa, a 15 de Fevereiro, tendo sido obtidas 61 respostas (80% dos participantes no encontro), e um segundo às instituições, online, entre 4 e 21 de abril, com 22 respostas (17% das instituições contactadas). De acordo com o estudo agora apresentado, os encontros do Despertar “são considerados pelas instituições úteis e interessantes”. “No geral os participantes valorizam sobretudo a partilha de experiências, ideias, metodologias, mas também as próprias propostas pedagógicas apresentadas pelo Setor da Catequese. Sentem que os encontros lhes abrem horizontes de como trabalhar estas temáticas com as crianças e que os ajudam no seu caminho pessoal de aprofundamento dos conteúdos da fé e até no crescimento da fé pessoal. Todavia, trabalhar as questões da fé com as crianças é uma ação olhada ainda com algum receio, não apenas porque estas temáticas não são tratadas na formação inicial de educadores de infância, mas sobretudo devido à própria experiência de fé”, salienta o texto, sublinhando que as propostas pedagógicas são consideradas “muito adequadas”.
As famílias são envolvidas na concretização das propostas pedagógicas do Despertar, principalmente nos tempos de Advento/Natal, Quaresma/Páscoa e Maio. “As instituições afirmam que o Despertar tem despertado as famílias para a relação com Deus e para os valores cristãos. Esse despertar acontece tanto pelo envolvimento nas atividades, como através das crianças. Em situações em que o trabalho com a família não é tão possível de concretizar por parte da instituição sobressai a ação das crianças que contagiam as famílias tanto pelas canções como pelas histórias que recontam em casa”, assinala o documento.
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]
|