Um conjunto de obras das coleções dos Museus do Vaticano estão expostas, pela primeira vez, em Portugal. A exposição ‘Madonna - Tesouros dos Museus do Vaticano’ está patente no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, até setembro, e mostra cerca de 70 obras de pintura de proveniência italiana, representativas da Virgem Maria.
“Pela primeira vez em Portugal, um conjunto de obras das famosas coleções dos Museus do Vaticano, especialmente da sua valiosa Pinacoteca, compõem uma exposição que inclui pinturas de Primitivos italianos (Taddeo di Bartolo, Sano di Pietro, Fra Angelico), de grandes mestres do Renascimento e do Barroco (Rafael, Pinturichio, Salviati, Pietro da Cortona, Barocci), além de notáveis tapeçarias e códices iluminados do acervo da Biblioteca Apostolica Vaticana. Completam este grupo algumas pinturas da Galleria Borghese (Venusti e Sassoferrato) e da Galleria Corsini (Gentileschi e Van Dyck). Num arco cronológico que vai do final da Antiguidade à época moderna, a iconografia da Virgem Maria é o grande eixo temático desta mostra, que engloba ainda um núcleo de obras de autores italianos oriundas de diversas instituições portuguesas, públicas e privadas”, refere um comunicado do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA).
Situada no Piso 0/Galeria de Exposições Temporárias, a exposição tem como comissários Alessandra Rodolfo e José Alberto Seabra Carvalho e foi inaugurada no passado dia 18 de maio, numa sessão que contou com a presença, entre outros, de responsáveis do MNAA, assim como da diretora dos Museus do Vaticano, Barbara Jatta, do presidente do Governo da Cidade do Vaticano, cardeal Giuseppe Bertello, do Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, do Núncio Apostólico, D. Rino Passigato, do Bispo Auxiliar de Lisboa D. Joaquim Mendes ou do reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas. Na inauguração, o diretor do MNAA, António Filipe Pimentel, considerou que a exposição é o concretizar de “um grande sonho” deste museu de Lisboa. A figura da Virgem Maria, “a rica e copiosa iconografia gerada pelo culto mariano ao longo dos séculos”, é o tema crucial que convoca e liga as obras reunidas naquele local, realçou ainda António Filipe Pimentel, acerca dum projeto que assenta “numa feliz e generosa cooperação” entre os Museus do Vaticano e o Museu Nacional de Arte Antiga, “no ano do centenário das Aparições de Fátima”. A diretora dos Museus do Vaticano, a italiana Barbara Jatta, referiu que a mostra é “uma eficaz expressão da missão dos museus do Papa”. Nas suas diversas declinações artísticas, o “culto mariano existe há muitos séculos” e “é um percurso de arte fascinante”, salientou.
‘Madonna - Tesouros dos Museus do Vaticano’ pode ser visitada até ao dia 10 de setembro, de terça-feira a Domingo, entre as 10h00 e as 18h00.
Informações: 213912800 ou http://museudearteantiga.pt/exposicoes/madonna
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|