Na nossa caminhada ouvimos constantemente as palavras que o anjo disse aos pastores antes de anunciar o nascimento de Jesus: “Não temais”, ou como Nossa Senhora disse aos pastorinhos: “Não tenhais medo. Eu não vos faço mal”. Foi sem receio, e com a certeza de que esta era uma oportunidade única de crescer na fé e de nos aproximarmos de Maria e da sua mensagem, que o Grupo de Jovens da Venda do Pinheiro aceitou o desafio do Eu Acredito para preparar as comemorações do Centenário de Fátima.
Sendo nós jovens ativos na Igreja, não podíamos perder esta oportunidade de estarmos nas comemorações do Centenário das Aparições de Fátima. Mas como a meta só faz sentido no final de um percurso, decidimos caminhar ao longo do ano para Maria, e assim, substituímos as nossas orações mensais, ao estilo de Taizé, por orações do terço, em comunidade. Aproveitámos o retiro de Natal para voltar a Fátima, revisitámos as aparições, conhecemos melhor os pastorinhos e as suas vidas e apoiámo-nos nos temas propostos para conhecer melhor a época em que Nossa Senhora apareceu. Deixámo-nos assim questionar para gradualmente reconhecer todo este amor de mãe que Maria tem para connosco e a simplicidade e pureza destas crianças que aceitaram tão poderosa missão. Como elas, queremos sentir que Nossa Senhora de Fátima se dirige a nós quando diz, na sua primeira aparição aos pastorinhos: “A graça de Deus será o vosso conforto”.
Finalmente, o grande momento tinha chegado! Era tempo de pôr pés ao caminho e terminar o percurso da peregrinação a Fátima, com outros tantos 2500 jovens que, como nós, rumavam até um “manto de Luz que nos cobre” – assim é Fátima, designada pelo Papa Francisco, na homilia proferida na Missa do dia 13 de maio.
A caminhada foi longa, às vezes no meio da escuridão, os dias intensos, a azáfama grande, e o descanso difícil ainda que sob um céu estrelado, tão imenso quanto o amor de Deus. A fé moveu-nos e trouxe-nos para um momento único na vida da Igreja e por isso rejubilamos de alegria!
Depois desta aventura, o Grupo de Jovens da Venda do Pinheiro não é o mesmo, a nossa relação com Maria e com a mensagem de Fátima fortaleceu-se, como filhos que voltam ao colo da mãe, e esperamos que connosco aqueles com quem partilhamos a vida, possam também viver esta alegria da fé rejuvenescida.
Em Fátima, abrimos os olhos e o nosso coração encheu-se, e com o Papa Francisco constatamos, “diante dos olhos, São Francisco Marto e Santa Jacinta, a quem a Virgem Maria introduziu no mar imenso da Luz de Deus e aí os levou a adorá-Lo”.
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]
|