O Patriarcado de Lisboa acolheu a Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, fundados por São João Calábria, um sacerdote diocesano da cidade italiana de Verona. A nova comunidade foi recebida no passado dia 6 de maio e vai ficar em missão na Paróquia de Algueirão-Mem Martins-Mercês, na Vigararia de Sintra.
“Neste IV Domingo da Páscoa – Domingo do Bom Pastor – a nossa Diocese tem a alegria de acolher a Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, fundados por São João Calábria, um sacerdote diocesano da cidade de Verona, que em 1907 sentiu o apelo de Deus a cuidar das crianças órfãs e abandonadas da sua cidade, a acolhê-las e a dar-lhe uma formação humana, espiritual e profissional, para que se tornassem bons cristãos e bons cidadãos”, começou por referir D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa, na celebração de apresentação e início de missão desta nova comunidade presente no Patriarcado. “A sua obra foi crescendo, sustentada pela Providência de Deus, que tocou o coração de muitas pessoas para o ajudarem, não só economicamente, mas também para o seguirem, abraçarem o seu carisma e a sua missão, tornando-se com o tempo uma grande Família Religiosa de consagrados, consagradas e leigos, que hoje estão presentes em cinco continentes: Europa, América Latina, Ásia, Brasil e África. Na Europa estão presentes em Itália e na Roménia e agora também entre nós”, prosseguiu D. Joaquim Mendes, dando “graças a Deus” e acolhendo “com gratidão e alegria” o padre Manuel Oliveira, o diácono João e o irmão Cristiano. “São um dom de Nossa Senhora no Ano Centenário das suas Aparições em Fátima. Eles não vêm somente colaborar na pastoral desta paróquia e da Vigararia, mas vem enriquecer-nos com o carisma de São João Calábria, ajudar a avivar a nossa fé; a crescer na confiança em Deus e na sua Providência; a buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça; a confiar totalmente na Providência divina para a servir os mais pobres e marginalizados, e cuidar, muito particularmente, das crianças e dos jovens, sobretudo os que estão em risco. Eles vão tornar presente e continuar entre nós o carisma e continuar a missão de São João Calábria, que com o tempo iremos conhecendo e, tal como aconteceu nos inícios, certamente que também a Providência de Deus tocará o nosso coração para nos associarmos e colaborarmos na sua missão”, garantiu o Bispo Auxiliar de Lisboa, na homilia da celebração na igreja de Algueirão.
A Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência tem como lema a frase evangélica: ‘Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas as outras coisas vos serão acrescentadas’ (Mt 6,33).
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|