Lisboa |
Visita Pascal no Bairro Padre Cruz
“Viveu-se Páscoa!”
<<
1/
>>
Imagem

Pela primeira vez, a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima do Bairro Padre Cruz organizou a Visita Pascal. Deixamos o testemunho de uma iniciativa que decorreu no maior Bairro Social da Península Ibérica, situado bem às portas da cidade de Lisboa.

 

“Esta iniciativa pretendeu, fundamentalmente, deixar bem marcada a consciência e a alegre vivência da Ressurreição do Senhor e extravasar para as ruas essa mesma alegria de uma Igreja que não quer apenas viver a Páscoa fechada entre quatro paredes. Eram cerca de 30 as famílias que inicialmente haviam manifestado o desejo de receber a Visita Pascal nas suas casas, com a cruz do Ressuscitado, com a presença do Pároco e de alguns dos seus colaboradores e com a possibilidade da Bênção das Famílias. Na realidade, foram muitas mais aquelas pessoas que, no percurso da visita, abordaram o grupo de visitadores e, mesmo sem estarem inscritas, os ‘desviaram’ para também irem às suas casas. E eles foram com gosto. Com muito gosto, mesmo que isso tenha significado atrasar em várias horas o completar do percurso programado.

De registar, também, as incontáveis saudações amigas e simpáticas que este grupo ia recebendo em todas as ruas do Bairro e de todos aqueles com quem se cruzava em cada rua. De gente que lhe era mais conhecida e de gente que lhe era completamente anónima. Tantas vezes este grupo de visitadores ficou sem palavras. E tantas vezes se sentiu, realmente, uma Igreja em saída... e no meio das pessoas.

Curioso, também (e particularmente bonito), foi o momento em que um grupo de jovens, afastados da vivência em Igreja, os abordou, querendo saber o que andavam a fazer e, depois de tudo lhes ter sido explicado e de lhes ter sido clarificado o sentido da Visita Pascal, lhes remataram com um surpreendente convite: “Não querem vir até ali à praceta onde nós estamos, dar-nos uma palavrinha? Gostávamos tanto de vos ouvir...”. O grupo de visitadores foi… e foi tão agradável aquele tempo de conversa!

Quando tanta gente se intimida por testemunhar a sua fé na rua e tem medo de ser apontada ou ‘gozada’, em plena cidade de Lisboa, num bairro social, onde o estigma é grande, o sentimento final era verdadeiramente de muita alegria e de terem vivido, de forma genuína e espontânea, um acolhimento tão tocante e cativante neste Bairro, pelas pessoas fantásticas que aqui moram. E viveu-se Páscoa!”

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES