Lisboa |
Visita Pastoral à Paróquia de Santo Isidoro
“Valorizar a humanidade da pessoa”
<<
1/
>>
Imagem
A Paróquia de Santo Isidoro recebeu, durante uma semana (12 a 19 de fevereiro), a Visita Pastoral de D. José Traquina que, nos vários encontros, procurou deixar um convite a “valorizar a pessoa”.

 

“O senhor Bispo sublinhou a valorização da pessoa e da humanidade da pessoa na circunstância em que está. Esta noção da identidade da pessoa como importante e como lugar de ação, onde Deus pode atuar, e como sinal de comunhão. O senhor D. José foi um com as pessoas, que se sentiram muito agradecidas”, frisou o pároco, padre Carlos Pinto, ao Jornal VOZ DA VERDADE. Qualificando de “positiva” a Visita Pastoral, o sacerdote diz ter sido “uma semana intensa”, com “muita proximidade” por parte do Bispo Auxiliar. “Esta é uma paróquia dispersa que tem, ao mesmo tempo, muitas realidades, sejam elas da própria comunidade cristã, sejam da parte civil. Temos seis centros na paróquia e que o senhor Bispo conheceu: Santo Isidoro, com a igreja paroquial e Missa sempre ao Domingo, às 12h; Picanceira, que é dos lugares mais pequenos e que tem Missas quinzenais ao sábado e de semana; Monte Bom, que é um centro com alguma dimensão, que acaba por envolver as terras do centro da freguesia que são mais interiores e tem também Missas quinzenais ao Domingo de manhã; Casais de Monte Bom, com uma igreja mais recente, dos anos 70, e Missa de 15 em 15 dias, ao sábado; Lagoa, onde está a igreja mais recente, com sete-oito anos, construída no tempo do padre Alcobia e que é um centro urbano com uma mistura de gente da terra com gente que veio para cá morar; e Ribamar, o centro maior da freguesia, situada na costa, que tem cerca de 60 crianças na catequese e é uma comunidade muito ativa”, descreve o padre Carlos, realçando ainda a “pastoral juvenil da paróquia, que é bastante ativa, com o grupo de jovens ‘Sementes de Amor’ e os escuteiros”.

A Visita Pastoral coincidiu também com a Missão País (ver caixa). “O ano passado já tinha sido uma experiência boa, onde eles foram abrindo portas. Por exemplo, por meio deles, começámos a entrar na rede escolar”, refere o pároco, destacando a visita dos jovens universitários “aos jardins-de-infância, às escolas primárias e ao Colégio Miramar”.

texto por Diogo Paiva Brandão


_________________

 

Missão País: Transformação interior

Entre os dias 12 e 19 de fevereiro, 48 jovens universitários, provenientes da Escola Superior de Saúde do Alcoitão, estiveram em Santo Isidoro integrados no projeto Missão País, que tem como lema ‘Inspirar gerações que vivam a fé católica em missão’. Foi isto mesmo que fizemos esta semana, ou seja, através da missão, experimentámos uma transformação interior tanto em nós próprios como nas pessoas que fomos encontrando neste segundo ano de Missão País. Esta transformação apenas foi possível graças ao ambiente de comunhão que se estabeleceu entre a comunidade de Santo Isidoro e a comunidade missionária. Também graças aos fortes momentos de oração, onde cada um se encontrou com Jesus na capela e na Igreja Paroquial de Santo Isidoro onde estivemos em adoração toda a noite de quarta-feira. Completando e complementando este encontro vivo que temos, fazendo aquilo que Jesus nos pede, amando o próximo no serviço simples e comprometido.

Com esta semana, todos os missionários saíram com uma grande certeza que é essencial na vida de cada um, a Alegria. E esta, quando vem de Deus, é contagiante e isso é muito sentido quando acabam de missionar. No final desta grande semana, todos estamos com o coração cheio, por ter sido uma semana marcada por estarmos a viver como Jesus, viver para os outros e com os outros.

testemunho por Maria Líbano Monteiro e José Maria Arbués Moreira

 

_________________


Uma noite diferente para gente diferente

Foi no passado dia 18 de Fevereiro, que o restaurante Family Night abriu mais uma vez as portas, desta vez na Sede do Grupo Cultural e Desportivo da Lagoa – Sto. Isidoro, em comemoração do dia de S. Valentim. Realizou-se assim pelo segundo ano consecutivo, o evento  “Uma noite diferente para gente diferente”, trata-se de um jantar animado com música ao vivo, especialmente dedicado a casais, namorados e famílias que este ano contou com a presença do Bispo D. José Traquina uma vez que a data coincidiu com a visita pastoral a esta paróquia.

A organização esteve a cargo do Agrupamento de Escuteiros de Santo Isidoro que não deixou nada ao acaso, desde o ambiente criado com a decoração romântica, luz de velas e a música ambiente tornou o espaço muito harmonioso e agradável. O acolhimento e encaminhamento das pessoas até às mesas, reservadas antecipadamente, a confeção, o original empratamento e o serviço à mesa, tudo foi cuidadosamente pensado e realizado.

A animação musical de alto nível foi assegurada pelas cantoras Teresa Mello e Rita Filipe, acompanhadas pelo guitarrista Pedro Castro.

O valor angariado reverte a favor da aquisição do órgão para a paróquia.

Por fim, relembramos a mensagem deixada por D. José Traquina, “Família é lugar de Amor”.

texto por Marta e Sérgio Henriques

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES