Lisboa |
2ª Jornada Diocesana da Comunicação, em Torres Vedras
“Uma pessoa, que fala a pessoas, sobre uma Pessoa”
<<
1/
>>
Imagem
Video

‘E se o Papa fosse à sua paróquia? Como comunicava?’ foi o tema da 2ª Jornada Diocesana da Comunicação, no Centro Pastoral de Torres Vedras, onde o Cardeal-Patriarca de Lisboa lançou a sua conta pessoal na rede social Twitter e apontou alguns dos “segredos” do “sucesso” da comunicação do Papa Francisco.

 

O lançamento da conta pessoal de D. Manuel Clemente, na rede social Twitter, foi um dos momentos que marcaram a 2ª edição da Jornada Diocesana da Comunicação que decorreu, no passado sábado, 18 de fevereiro. No encontro que reuniu os agentes diocesanos desta pastoral, o Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima e a visita do Papa Francisco a Portugal foram os temas que conduziram os trabalhos. A parte da manhã congregou dezenas de participantes, em diferentes workshops (ver caixa). Foi possível conhecer algumas dicas sobre a edição de vídeo ou como elaborar um projeto gráfico, saber como se pode tirar o melhor partido comunicacional das ferramentas gratuitas que existem hoje na internet ou aplicar conceitos fundamentais quando uma paróquia deseja estar presente online.

 

Qualidade

Na intervenção que encerrou o encontro, o Cardeal-Patriarca de Lisboa enunciou algumas características que explicam o “segredo” e o “sucesso” da comunicação do Papa Francisco: “O Papa é uma pessoa, o Papa fala a pessoas, o Papa fala de uma Pessoa”. “Esta personalidade do Papa Francisco é de tal modo preenchida, vincada, autêntica que é a chave do seu sucesso”, afirmou D. Manuel Clemente. Atualmente, quando “ele começa a falar, começa a comunicar e o que ele é, em termos de densidade humana e espiritual, vem ao de cima imediatamente. Porque ele é uma pessoa, uma grande pessoa. Uma personalidade marcante”, afirmou. “O mais importante de qualquer comunicação, começa aqui: na qualidade do comunicador”, apontou.

 

Circunstância

Sobre a segunda parte do “sucesso” comunicacional de Francisco, o Cardeal-Patriarca de Lisboa lembra os “muitos auditórios, areópagos, em Roma, fora de Roma, políticos, eclesiais” onde o Papa tem falado. “Seja em que circunstância for, é uma pessoa a falar a pessoas, ou seja, alguém que tem pela frente, sabe que são esses a que se dirige e que, por serem pessoas, são circunstanciados”, refere D. Manuel Clemente, sustentando com a frase do filósofo e jornalista espanhol Ortega y Gasset: ‘Eu sou eu e as minhas circunstâncias’. “Falar em pessoa é falar em ser em relação. Não é um ser isolado, não é um indivíduo que é uma abstração aritmética. Qualquer um de nós é uma circunstância”, apontou D. Manuel Clemente, alertando ainda para um risco natural que ocorre em “quem anda em muito lado, tem que fazer muita coisa e passar em sucessivos auditórios”. “Tem uma tendência natural para se abstrair e o discurso, tanto faz... Mas com o Papa Francisco não é assim. É uma pessoa que fala a pessoas, na circunstância que toca a cada um”, afirmou o Cardeal-Patriarca de Lisboa, no Centro Pastoral de Torres Vedras.

 

Chave da mensagem

O Papa Francisco tem um papel semelhante a um “pároco do mundo inteiro”, sendo possível identificar a Pessoa a que se refere nas suas intervenções, manifestou o Cardeal-Patriarca. “Quem conhece o itinerário espiritual inaciano, sabe que se refere muito à Pessoa de Jesus Cristo, ou seja, a nossa vida é vista ou revista, ou exercitada, colocando-me naquelas mesmas cenas em que, no Evangelho, Jesus Cristo se coloca. Quando nós ouvimos o Papa Francisco, a Pessoa Jesus Cristo é sempre a chave da sua mensagem. Isto é muito importante e de uma enorme atualidade”, sublinhou D. Manuel Clemente. “Se nós estamos aqui, como todos os outros católicos mundo além, é única e simplesmente não por causa de algo, mas de Alguém que aconteceu e viveu mais de 30 anos neste mundo, há dois mil anos. Nós não temos uma ideia, não temos um livro, nós temos uma Pessoa. É certo que essa Pessoa ajuda-nos a pensar, dá-nos ideias. É certo que dessa Pessoa temos relatos escritos, mas o cristianismo é uma Pessoa! Esta caracterização pessoal da mensagem é fundamental na comunicação do Papa Francisco”, salientou o Cardeal-Patriarca de Lisboa, no encerramento da 2ª Jornada Diocesana da Comunicação.

 

Peregrinos de Fátima

Neste encontro com os agentes diocesanos da Pastoral da Comunicação, Madalena Fontoura, estudiosa da Mensagem de Fátima, apresentou o que considera serem os “quatro pilares da comunicação de Fátima”: presença, reparação, paz e capela. “A presença de Fátima é importante numa sociedade que tenta pôr a Igreja num canto. Fátima é um lugar de presença: aquela presença que veio até nós e nos atrai”, afirmou. A ideia de capela explica-se no contexto das aparições, pois “Nossa Senhora disse a Lúcia para ali se fazer uma capela”, mas também porque a “religião, esta ligação entre o Céu e a terra, se faz através da Igreja”. “Não temos uma fé sozinha, mas uma fé que se vive num lugar, com morada, caras. Esta fé vive-se na Igreja”, observou a oradora.

Francisco Líbano Monteiro apresentou o projeto “Eu Acredito” – grupo que congrega vários movimentos juvenis e que está a preparar os jovens de toda a Diocese de Lisboa para o Centenário das Aparições de Fátima, agora marcado pela visita do Papa Francisco. O jovem deste movimento juvenil afirmou que o objetivo é “juntar a Igreja em torno da figura do Papa e de um evento que é o Centenário das Aparições”. Todo o objetivo da comunicação deste grupo, que surgiu em 2010 antes da visita do Papa Bento XVI e que foi reativado no final do ano passado, é “difundir a mensagem de Fátima e fazer dos jovens missionários da paz”, acrescentou.

As jornadas diocesanas contaram ainda com o contributo de Carmo Rodeia, responsável pela comunicação do Santuário de Fátima, que desvendou o que está a ser feito para celebrar o Centenário das Aparições e para preparar o encontro com o Papa Francisco. “Aquilo que nós queremos é fazer com que todos os portugueses sejam, nos dias 12 e 13 de maio, peregrinos de Fátima”, desejou. Para esta profissional, a viagem do Papa Francisco a Portugal é um momento particular para todo o país. “Sendo esta uma viagem apostólica, ainda nos faz sentir mais privilegiados porque nós, portugueses, todos os que se consideram peregrinos de Fátima, são também peregrinos com o Papa Francisco”, frisou. Na sua intervenção, Carmo Rodeia anunciou que o site da visita do Papa Francisco a Portugal vai estar disponível na segunda semana do próximo mês de março.

 

__________________


@patriarcalisboa no Twitter

O Cardeal-Patriarca de Lisboa estreou-se no Twitter, desafiando todos a não deixarem de “sonhar os sonhos de Deus”. O primeiro tweet de D. Manuel Clemente foi lançado nesta rede social no final da 2ª Jornada Diocesana da Comunicação, no Centro Pastoral de Torres Vedras. Siga @patriarcalisboa ou acompanhe em https://twitter.com/patriarcalisboa.

 

__________________


Boa e eficaz utilização dos meios

Na intervenção de abertura da 2ª Jornada Diocesana da Comunicação, o diretor do Departamento da Comunicação do Patriarcado de Lisboa, padre Nuno Rosário Fernandes, explicou um dos objetivos deste encontro. A partir da análise ao nº 43 da Constituição Sinodal de Lisboa, a organização quis “trazer a esta jornada as possibilidades que a comunicação nos oferece, na sua boa e eficaz utilização”, apontou este responsável, sublinhando as potencialidades oferecidas pelos novos “areópagos” digitais. São também “o lugar onde a solidariedade se faz, a relação pode despertar e o encontro, a manifestação e o testemunho podem acontecer”.

 

__________________ 


Apresentação de projetos de comunicação

O início de tarde da 2ª Jornada Diocesana da Comunicação ficou marcado pela apresentação de três projetos de comunicação, realizados no Patriarcado de Lisboa.

 

Paróquia de Monte Abraão

Nova imagem gráfica

A partir da “necessidade de criar uma identidade com a qual toda a comunidade se identificasse” surgiu uma nova imagem, com o logótipo e aplicação em diversos suportes de sinalética e na rede social Facebook. A partir da imagem de Nossa Senhora da Fé, padroeira da paróquia, foi criada “uma imagem que toda a gente reconheça como sua”, afirmou Pedro Jesus, um dos responsáveis pelo projeto de comunicação. Esta nova imagem está já disponível na página da paróquia no Facebook, estando para breve o lançamento do site paroquial.

www.facebook.com/ParoquiadeMonteAbraao

 

MusiCristo

+Coro

Lançado há um ano, na 1ª Jornada Diocesana da Comunicação, o projeto MusiCristo veio apresentar, a Torres Vedras, o “ponto de situação” deste serviço gratuito e apresentar as próximas novidades. Esta ferramenta online conta agora com uma nova funcionalidade: o ‘+Coro’, uma plataforma onde cada grupo tem uma lista selecionada de cânticos e tem acesso a várias funcionalidades, tais como gerar o power point para ser projetado na igreja, ou um ficheiro pdf com os acordes, para todos os músicos. As novidades que vão ser lançadas no final deste mês de fevereiro passam por “criar um espaço de comunicação entre grupos corais e a reprodução de ficheiros com melhor qualidade de gravação”, revelaram Guilherme e Patrícia, responsáveis pelo projeto que nasceu na Paróquia de Algueirão.

www.musicristo.pt

 

Centro Social Paroquial de Barcarena

‘O centro é de todos!’

Com a finalidade de angariar fundos para remodelar o Centro de Dia de Tercena, o Centro Social Paroquial de Barcarena elaborou um plano de comunicação que “envolveu a comunidade” nesse objetivo, explicou Tiago Rodrigues, responsável de Marketing e Comunicação da instituição. ‘O centro é de todos’ é o nome da campanha que conta com criação de um logótipo, site, vídeos, flyers, cartazes, parcerias locais, campanhas de divulgação e a ajuda da ‘madrinha’, a apresentadora Mónica Jardim. Para quem colabora, o “obrigado” dos utentes do Centro de Dia está garantido, através de um postal de agradecimento personalizado.

www.cspbarcarena.pt

  

__________________


Workshops | A parte da manhã da 2ª Jornada Diocesana da Comunicação foi dedicada à formação, com a realização de quatro workshops.

 

Design

Vítor Glória, designer

 

Ferramentas práticas para comunicar

Pedro Cachaldora, administrador de sistemas informáticos

 

Gestão de presença digital

Tiago Marques, consultor de transformação digital

 

Vídeo

António Fonseca, produtor audiovisual

texto por Filipe Teixeira; fotos por João Cláudio Fernandes
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES