Lisboa |
Visita Pastoral à Paróquia da Encarnação
“É bom sermos cristãos, é bom sermos Igreja”
<<
1/
>>
Imagem
A Paróquia da Encarnação, na Vigararia de Mafra, recebeu a Visita Pastoral de D. Nuno Brás, de 24 a 29 de janeiro. Ao Jornal VOZ DA VERDADE, o pároco, padre João Vergamota, faz “um balanço muito positivo” da Visita Pastoral, destacando o “contacto próximo” do Bispo Auxiliar de Lisboa com a população.

 

“É diferente ter o Bispo mais próximo, a conhecer os sítios onde as pessoas trabalham, vivem e conhecer os caminhos todos da terra. É uma presença que ao próprio Bispo dá um conhecimento mais profundo da realidade”, frisa, referindo que a presença de D. Nuno Brás lembrou ainda “a pertença da paróquia à diocese”.

A Encarnação é uma paróquia com cerca de cinco mil habitantes. Assumindo que “não era possível ir a todo o lado” durante a semana de Visita Pastoral, o padre João refere que a opção passou por ir visitar “as fábricas com mais relevância na Encarnação, onde trabalha mais gente e o senhor Bispo pudesse contactar com o maior número possível de paroquianos e não só”. Exemplificando, este jovem sacerdote lembra a visita “às padarias, à fábrica dos bolos e das batatas fritas, sem esquecer a agricultura e a visita a uma vacaria e a estufas”. O padre João Vergamota salienta ainda a visita à escola: “Foi uma belíssima receção na escola, os miúdos cantaram, fizeram perguntas, fizeram um discurso e foi muito engraçado”.

Este sacerdote destaca também “a visita aos doentes, quer em casa, quer sobretudo na ASFE - Associação de Socorros da Freguesia da Encarnação”. “Foi um momento muito importante para os doentes, que sentiram o conforto da fé com a visita do senhor Bispo”, assinala, sublinhando ainda uma atividade em que “o senhor D. Nuno ficou muito sensibilizado e que, segundo o próprio, nunca tinha tido em nenhuma Visita Pastoral: uma Missa com todos os acólitos da paróquia, seguida dum jantar convívio com os mesmos acólitos, um grupo de cerca de 25. No fim, conversou com cada um e distribuiu a todos a fotografia dos Bispos com o Papa – que a Vigararia está a distribuir –, autografada”. À comunidade cristã, nos vários encontros com os grupos da paróquia, a catequese, os escuteiros, o centro social paroquial, e nas diversas Eucaristias a que presidiu, D. Nuno Brás procurou transmitir a mensagem de que as pessoas “precisam de Deus”. “A nossa vida precisa de Deus e é preciso acordar para isso. Nós somos pobres de Deus, precisamos d’Ele, que alarga o nosso horizonte de vida. É bom sermos cristãos, é bom sermos Igreja e é bom vivermos isto com alegria, referiu muitas vezes o senhor D. Nuno”, salienta o padre João.

Durante a Visita Pastoral, o Bispo Auxiliar de Lisboa crismou ainda 28 jovens: 15 rapazes e 13 raparigas. “Foi interessante verificar que muitos dos que foram crismados, o senhor D. Nuno encontrou-os em várias realidades durante a semana”, aponta, sublinhando que a Visita Pastoral terminou com um concerto de órgão, na igreja paroquial, com David Cranmer, um organista da Igreja Anglicana que é amigo pessoal do pároco.

texto por Diogo Paiva Brandão; fotos por João Viegas e Paróquia da Encarnação
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES