Lisboa |
Fórum ‘Wahou!’ em Portugal
“Descobrir o belíssimo significado do corpo e da sexualidade no plano de Deus”
<<
1/
>>
Imagem
Porque fomos criados homem e mulher? Qual o significado da diferença? Qual o significado do meu corpo? Qual o sentido da minha vida? Estas são algumas das questões que vão ser respondidas no primeiro Fórum ‘Wahou!’, sobre a Teologia do Corpo, que se vai realizar em Portugal, nos dias 4 e 5 de fevereiro.

 

Organizado pela Pastoral da Família do Patriarcado de Lisboa, este encontro propõe um fim-de-semana de reflexão na Teologia do Corpo de João Paulo II – O Amor humano no plano Divino. Dirigido a jovens adultos, pais, avós, solteiros, casais, religiosos, padres, animadores de preparação para o casamento, profissionais de saúde, professores, catequistas, educadores, chefes de escuteiros, entre outros, o Fórum ‘Wahou!’ oferece propostas pedagógicas acessíveis a todos e vai decorrer no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, entre as 9h00 do dia 4 de fevereiro, sábado, e as 17h00 de dia 5, Domingo. “Os Fórum ‘Wahou!’ surgiram da necessidade de revitalizar o desejo de conhecer melhor o plano de Deus para o amor humano e resultam de um percurso feito com a colaboração do Instituto da Teologia do Corpo (França) e do Instituto João Paulo II (Roma). Têm como propósito: 1. divulgar a teologia do corpo; 2. propor formas concretas de viver uma verdadeira experiência espiritual transformadora dos corações; 3. encontrar meios para que esta formação possa continuar a ser amplamente transmitida”, refere um comunicado da Pastoral da Família do Patriarcado de Lisboa.

A Teologia do Corpo de São João Paulo II foi classificada por George Wiegel, biógrafo de João Paulo II, como uma “bomba-relógio teológica”. Este instrumento ao serviço das dioceses é apoiado pelo Conselho Pontifício para a Família. 

 

_______________


Informações e inscrições: http://familia.patriarcado-lisboa.pt ou geral@teologiadocorpo.org

 

_______________


O que é um ‘Fórum Wahou!’?

- Um instrumento ao serviço das dioceses, apoiado pelo Conselho Pontifício para a Família, para redescobrir o plano de Deus sobre o Homem na origem da criação e contemplar o amor humano no plano divino.

- No coração desta proposta, a Teologia do Corpo de João Paulo II.

- Um fim-de-semana composto por três etapas: ensinamentos sobre os fundamentos da Teologia do Corpo, tempos de partilha e de oração para meditação e acolhimento pessoal, ateliers práticos para partilhar segundo a realidade de cada um. O conteúdo dos ensinamentos é fruto do trabalho de vários teólogos e foi validado pelo Instituto João Paulo II para o estudo do Matrimónio e da Família (Universidade Lateranense).

 

_______________


“O Forum ‘Wahou!’ convida-nos a entrar nos ensinamentos de São João Paulo II sobre o Homem e a Mulher (…). O corpo é chamado ao dom de si numa vocação específica para antecipar o Reino de Deus ou no matrimónio para testemunhar a aliança de Cristo com a sua Igreja.”

Msgr. Centène, Bispo de Vannes, França

 

“Dizer que nunca vivi a minha sexualidade desta forma, se eu soubesse…”

René, Wahou Lyon, 63 anos, 30 anos de casamento

 

“Voltámos! Porque é que nunca nos disseram isto antes?”

Amélie, Wahou Lyon, 25 anos, recém casada

 

“Encontrei respostas para perguntas que nem sabia que tinha. Estas respostas deixaram-me deslumbrado e chocado.”

Charles, 22 anos, Lyon

 

“Este ano eramos duas famílias da mesma paróquia. Esperamos motivar outros casais da paróquia para o próximo encontro!”

Uma família, Forum ‘Wahou!’ de Vannes

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES