Lisboa |
17º Encontro de Agentes Sociopastorais das Migrações
Agir rumo ao “verdadeiro compromisso”
<<
1/
>>
Imagem
Foi com um apelo em favor de um compromisso concreto da sociedade em favor dos refugiados que terminou, em Leiria, o 17º Encontro de Agentes Sociopastorais das Migrações.

 

“É urgente que os portugueses deixem de lado uma ‘indignação de sofá’, estimulada pelos picos de informação e a exploração de casos dramáticos, para agirem numa indignação plena que leve ao verdadeiro compromisso”, assinalam as conclusões do encontro, que decorreu de 13 a 15 de janeiro, pedindo uma “resposta pronta” ao atual desafio de acolhimento às famílias que estão para chegar a Portugal através da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR). “É necessário criar condições de um apoio humanitário imediato, defendendo a abertura de vias de acesso para que as pessoas se desloquem de forma segura e legal, para os países de acolhimento”, assinalam os responsáveis católicos da área das migrações. A PAR e as organizações a ela associadas vão promover um “reforço de sensibilização e consciencialização” sobre o que é ser-se uma instituição de acolhimento, para que cada paróquia possa receber, pelo menos, uma família de refugiados, acolhendo o convite do Papa Francisco.

Promovido pela Obra Católica Portuguesa de Migrações, a Cáritas Portuguesa, o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil e a Agência Ecclesia, o 17º Encontro dos Agentes Sociopastorais das Migrações contou com cerca de 70 participantes, em volta do tema ‘Refugiados: euros ou pessoas?’. “A Europa não está a ser capaz de assumir as suas responsabilidades, tendo vindo a mostrar-se, escandalosamente, ‘tímida’ na resolução da crise da mobilidade humana que o mundo atravessa”, referem ainda as conclusões.

 

Disponibilidade para acolher refugiados

Obra Católica Portuguesa das Migrações (OCPM) quer redespertar o entusiasmo das comunidades para o acolhimento de refugiados. “Algumas pessoas cansaram-se de esperar pela chegada de uma família”, lamentou à Renascença a diretora da OCPM, Eugénia Quaresma.

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Se algumas dúvidas ainda subsistissem sobre o propósito do Papa Leão XIV de dar continuidade ao caminho...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Com grande oportunidade, o Papa Leão XIV acaba de divulgar uma importante Exortação Apostólica sobre...
ver [+]

Tony Neves
‘Amou-te!’ (‘Dilexi te’), sobre o amor para com os pobres – quase todos...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES