Lisboa |
Congresso Internacional do Espírito Santo
“O Espírito Santo ‘congrega-nos’ a nós, como o faz entre o Pai e o Filho eternos”
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca de Lisboa lembrou a realidade ‘congregadora’ do Espírito divino.

 

Numa conferência com o tema ‘Espírito Santo em Congresso, assim propriamente dito’, D. Manuel Clemente sublinhou: “Só dando, recebendo e retribuindo, experienciamos e sabemos o que Deus absolutamente é. O Espírito Santo ‘congrega-nos’ a nós, como o faz entre o Pai e o Filho eternos, como o fez entre o Pai e Jesus, o mesmo Filho incarnado, nos trinta e tantos anos da sua vida terrena”. Na sua intervenção em Alenquer, que pode ser lida na íntegra no site do Patriarcado de Lisboa (www.patriarcado-lisboa.pt), o Cardeal-Patriarca lembrou que “toda a tradição autêntica das nossas Festas do Espírito Santo se concretizou no amor ao próximo e no ‘bodo aos pobres’, como necessariamente tinha de ser, dada a sua origem evangélica, franciscana e isabelina. Menos que isto, não seria do Espírito Santo”.

D. Manuel Clemente sublinhou que “antes de partir deste mundo, Jesus pede ao Pai que o Espírito que Os une também nos una agora a Eles, para continuarmos a evangelização que iniciou”. “É bom realizarmos um Congresso do Espírito Santo. E sobretudo captarmos a realidade ‘congregadora’ do Espírito divino, para que finalmente a história se torne ‘mestra da vida’ e a reflexão redunde em pedagogia autêntica”, terminou.

Na Missa de encerramento do Congresso Internacional do Espírito Santo, o Cardeal-Patriarca sublinhou que “evocar o Espírito Santo nos traz responsabilidade acrescida, que pode ser tremenda”. “Trata-se do amor de Deus e do próprio Deus Amor, que atua no mundo como na vida divina, entre o Pai e o Filho, circulando inteiro. Inclui-nos e implica-nos no mesmo movimento, querendo o bem geral, a justiça para todos, uma solidariedade tão absoluta como consequente e prática”, apontou D. Manuel Clemente.

O presidente da Comissão Organizadora do Congresso Internacional do Espírito Santo, José Eduardo Franco, revelou à Agência Ecclesia que vai ser desenvolvido o projeto de “apresentação de uma candidatura das festas e tradições do Espirito Santo a património mundial”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES