Na Peregrinação da Vigararia de Oeiras a Fátima, o Bispo Auxiliar de Lisboa D. Joaquim Mendes lembrou que a visita de Maria às paróquias do Patriarcado, em janeiro e fevereiro, “tocou profundamente”.
“Todos guardamos no coração a visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima Peregrina à nossa Diocese. Guardamos no coração a sua passagem pelas nossas comunidades cristãs, o ambiente de júbilo e de alegria, até à emoção e às lágrimas, a experiência forte e suave da sua presença materna. Está ainda viva a fé que se reacendeu nos nossos corações e a alegria e o conforto que sentimos pela proximidade da sua imagem – a Senhora de mãos postas a interceder por nós e a recordar-nos a mensagem que trouxe aqui a Fátima da necessidade da oração, de rezarmos o rosário todos os dias, para obtermos a paz para nós, para as nossas famílias e para o mundo”, assinalou o prelado, na Basílica da Santíssima Trindade, no passado dia 2 de julho, durante a peregrinação com que a Vigararia de Oeiras quis agradecer a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima: “Foi uma visita que nos tocou profundamente e que hoje quisemos vir agradecer e, de certo modo, retribuir”. Para D. Joaquim Mendes, “a visita de Nossa Senhora despertou no nosso coração a confiança de que Deus não nos abandona, apesar das nossas fragilidades e dos nossos pecados”.
Testemunho
A equipa sacerdotal da Vigararia de Oeiras sonhou ir a Fátima em agradecimento pela Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima. E concretizámos esta ideia no passado dia 2 em peregrinação presidida pelo nosso Bispo Auxiliar D. Joaquim Mendes. Fomos cerca de 2000 peregrinos. Iniciámos este dia com a Eucaristia e depois, da parte da tarde, o Centro Pastoral Paulo VI, quase que se encheu para o exercício da Via Lucis. A animação litúrgica e do canto esteve ao nosso cuidado, por deferência dos serviços do Santuário, o que agradecemos.
Aproveitando a ida a Fátima da Vigararia de Oeiras em agradecimento da passagem, por esta Vigararia, da Nossa Mãe Peregrina e Senhora de Fátima, foi organizado pela Paróquia de Oeiras o encontro de encerramento do ano dos seus adolescentes.
Este encontro começou na sexta-feira, dia 2 de Julho, com um lanche ajantarado na Igreja de Oeiras, com a presença do Prior e Animadores.
Após este repasto partimos para Fátima onde chegámos cerca das 22H00, tendo iniciado neste santo lugar uma via-sacra perspetivando o olhar de Maria nos passos da paixão de seu filho Jesus. Ficámos todos, Adolescentes, Monitores e o Pároco, que querendo viver este primeireio, apenas nos deixou no dia seguinte após o pequeno-almoço, em instalações das Missões Consolata.
No dia seguinte a alvorada foi cedo tendo os nossos adolescentes durante a manhã e até à Missa, participado num jogo em que tiveram de responder a perguntas sobre a história das Aparições de Nossa Senhora aos três Pastorinhos.
Juntamo-nos, às 11H00, à nossa Vigararia de Oeiras para participarmos todos juntos na Missa.
A seguir à Missa e antes do almoço ainda houve tempo para os nossos adolescentes rapazes fazerem um gosto ao pé e jogarem um pouco de futebol.
Almoçamos e, a seguir ao almoço, organizados em grupos mistos, os nossos Adolescentes meditaram nas obras de misericórdia corporais percorrendo o Recinto do Santuário.
Foram momentos inesquecíveis de crescimento na fé em que todos nós estivemos envolvidos.
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|