Lembrando o exemplo de Santa Isabel, o Bispo Auxiliar do Patriarcado D. Joaquim Mendes convidou os cristãos da paróquia de Santa Isabel, em Lisboa, a irem ao encontro de quem precisa de ajuda.
“Santa Isabel nas suas viagens via muitos pobres sentados às portas das igrejas das vilas e aldeias, mendigos da caridade e da misericórdia dos cristãos. Santa Isabel parava, descia da carruagem ia ao seu encontro, socorria-os nas suas necessidades. Preocupava-se com os mais carenciados, com os mais desprezados por todos, fosse por condição social, fosse por doença. Descia dos seus aposentos e ia ao seu encontro, visitava os doentes e cuidava deles com as próprias mãos. Também hoje deparamos com situações dramáticas de pobreza, de solidão, de sofrimento e de abandono, a que não nos podem deixar indiferentes. Como Santa Isabel, também nós temos de «descer» dos nossos «aposentos», dos nossos «palácios», das nossas comodidades, para ir ao encontro dos necessitados. Também nós temos de «parar» nas nossas viagens para ir ao encontro de quem precisa de ajuda”, alertou o prelado.
Nesta celebração, no passado dia 4 de julho, D. Joaquim Mendes sublinhou ainda que “Santa Isabel, como muitos outros santos da Igreja, fizeram da misericórdia a sua missão vital, deixaram-se impregnar pela compaixão e pela misericórdia divina, fizeram-se misericordiosos e, como bons samaritanos, tomaram ao seu cuidado os irmãos caídos no caminho”. “A vida de Santa Isabel é tecida pela misericórdia”, sustentou o Bispo Auxiliar de Lisboa.
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|