Editorial |
P. Nuno Rosário Fernandes
A Missa não tem férias
<<
1/
>>
Imagem

Entrámos no mês de julho e, para muitos, já é tempo de férias. Aqui, por este lado do jornal, ainda nos falta um pouco até lá chegar... Porém, falar de férias é falar de dias de descanso, depois de um ano que pode ter sido tão intenso em trabalho, em estudo académico, em atividades extracurriculares, paroquiais, diocesanas, ou de determinado movimento ou organismo. Porque são tantas as coisas que, por vezes, vão preenchendo os dias de tantos cristãos!

Falar de férias é, por isso, falar da oportunidade dada para recuperar energias, dedicar tempo à leitura que antes não se conseguiu fazer, conhecer o lugar que não se visitou ou talvez lá voltar depois de tantos anos passados. Visitar os familiares que moram longe e que anseiam pela nossa visita. Encontrar os amigos que há tanto tempo não nos vêem.

Um pouco por todo o país as férias estão, também, associadas a acampamentos, festivais musicais que reúnem, sobretudo, os mais jovens em lugares onde se procura aliar o entretenimento, a música e o encontro com a natureza. No ambiente juvenil católico, as férias são também momento para acampamentos de escuteiros, e outro tipo de colónias, tal como nesta edição vamos dando a conhecer. 

Porém, férias pode ser também a oportunidade para intensificar a vida espiritual. Se durante o ano os horários sobrecarregados, as muitas coisas para fazer, as muitas responsabilidades assumidas não permitem o tempo ou justificam a falta de tempo para a vida espiritual, as férias são o momento ideal para cultivar e reordenar esse lado da nossa vida que não podemos dissociar de tudo o resto que somos.

O encontro com Deus pode acontecer em muitos outros encontros, mas precisa de acontecer no nosso encontro pessoal e íntimo pela oração e pela celebração da Eucaristia. Por isso, há muitas propostas de verão com dimensão espiritual, seja em retiros, seja em atividades missionárias ou outras. Mas também há sempre um lugar, mais perto ou mais próximo do nosso ‘paraíso’ de férias, onde podemos encontrar o Senhor. Porque a Missa não tem férias.

 

P. Nuno Rosário Fernandes, diretor
p.nunorfernandes@patriarcado-lisboa.pt

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES