O Cardeal-Patriarca de Lisboa pediu aos oito novos padres – sete diocesanos e um religioso – que ordenou no passado Domingo, 26 de junho, para anunciarem “a vinda de Jesus a cada pessoa e família, a cada dimensão da vida social ou cultural”. Na igreja do Mosteiros dos Jerónimos, D. Manuel Clemente sublinhou ainda que “ser misericordioso” é o único “modo de ser” sacerdote.
“Pelo vosso modo definitivo de viver, caríssimos ordinandos, pela decisão sem retorno que tomais, pela misericórdia a preencher-vos os dias, anunciareis a vinda de Cristo à Jerusalém do mundo, a Páscoa de Cristo a quantos a esperam, o Reino de Deus finalmente aqui. É este, aliás, o único “programa” que temos na Igreja universal e na Igreja de Lisboa, que prepara o seu sínodo: Anunciar a vinda de Jesus a cada pessoa e família, a cada dimensão da vida social ou cultural”, frisou o Cardeal-Patriarca, na celebração onde ordenou sete novos padres para a diocese (Bernardo Trocado, Joaquim Loureiro, Marcos Martins, Rodrigo Alves e Tiago Fonseca, do Seminário dos Olivais, e Miguel Cavaco e Thiago Leite, do Seminário ‘Redemptoris Mater’) e um religioso (José André Ferreira, da Sociedade São Paulo - Paulistas). Este anúncio, segundo explicou D. Manuel Clemente, deve ser feito com ‘o sonho missionário de chegar a todos’, lema do Sínodo Diocesano de Lisboa 2016, sem esquecer a misericórdia. “Fazê-lo como sempre importa, empolgados pelo “sonho missionário de chegar a todos”, na variedade quantitativa e qualitativa das atuais circunstâncias. Igualmente sabendo que a misericórdia divina incide na carne sofredora do mundo; e que a vida ressuscitada de Cristo a há de tocar e salvar pelo corpo eclesial dos batizados e pelo ministério pastoral dos seus padres”, referiu.
Misericordioso
Na igreja do Mosteiro dos Jerónimos, a celebração presidida pelo Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente, contou com a presença do Núncio Apostólico, D. Rino Passigato, do Bispo de Beja, D. António Vitalino Dantas, diocese de onde é natural o novo padre Miguel Cavaco, e do seu Bispo Coadjutor, D. João Marcos, antigo membro do clero de Lisboa que foi diretor espiritual no Seminário dos Olivais e no Seminário ‘Redemptoris Mater’ de Lisboa, além dos três Bispos Auxiliares de Lisboa, D. Joaquim Mendes, D. Nuno Brás e D. José Traquina. “Por vós rezaremos agora, caríssimos ordinandos. Como não deixaremos de rezar todos os dias pelos nossos padres, para que sejam sinais luminosos da misericórdia divina, definitiva resposta ao anseio do mundo”, assegurou o Cardeal-Patriarca.
Em pleno Ano Jubilar da Misericórdia, D. Manuel Clemente citou palavras do Papa Francisco no recente Jubileu dos Sacerdotes, em Roma, para convidar os oito novos padres a serem misericordiosos. “Foi precisamente unindo misericórdia e ministério, como exercício total dum sentimento pleno, que o Papa Francisco falou aos padres, em recente celebração jubilar. Dizendo assim, entre muitas outras coisas belas e pertinentes: «O amor pelos pobres é o sinal, a luz que faz com que as pessoas glorifiquem o Pai. É isto que o nosso povo aprecia no padre: se cuida dos pobres, dos doentes, se perdoa os pecadores, ensina e corrige com paciência» (Terceira meditação no Jubileu dos Sacerdotes). Ou, mais à frente: «Ser misericordioso não é apenas um modo de ser, mas o modo de ser. Não há outra possibilidade de ser sacerdote»”, mencionou.
Sem demoras nem delongas
Nesta celebração onde ordenou oito jovens sacerdotes, entre os 25 e os 33 anos, o Cardeal-Patriarca lembrou-lhes a missão de “alargar a Páscoa no mundo”. Numa realidade que não admite “recuos”. “Daqui a pouco, caríssimos ordinandos, repetireis o que fez Jesus no horto, prostrando-vos diante de Deus, para que Ele vos levante na cruz do seu Filho como vidas oferecidas, para alargar a Páscoa no mundo. Realidades totais, estas, e por isso mesmo definitivas e sem admitir recuos. Vidas em que Deus inteiramente habite e de que plenamente disponha, para assinalar o seu Reino. É também por isso que, das famílias que tendes de origem, não partireis para outra, que não seja a dos filhos de Deus, também assim demonstrando que, por vós, Jesus Cristo continua a ser o Esposo da Igreja inteira”, assinalou.
Sublinhando que “na vida de um padre não há lugar para recortes ou demoras, no coração ou na agenda”, D. Manuel Clemente recordou a advertência de Jesus escutada no Evangelho daquele Domingo – «Quem tiver lançado as mãos ao arado e olhar para trás não serve para o Reino de Deus». “Advertência que há de ter nos seus mensageiros ordenados uma concretização absoluta, que abra a cada ser humano o horizonte divino da vida. Quando dizia “olhar para trás”, Jesus não indicava coisas negativas, antes coisas boas, como lembrar os seus, vivos ou defuntos. Mas olhar para trás seria antepô-las a Cristo, retardando a comunhão de vida e entrega que absolutamente importa e não consente delongas”, explicou.
Reino
Na celebração de ordenações do passado Domingo, que foi concelebrada também por muitos sacerdotes e teve a participação de centenas de leigos, o cardeal de Lisboa apelou ainda à coerência de vida e de anúncio. “Quando, como padres, caríssimos ordinandos, vos aproximardes de alguém ou alguém se aproximar de vós, apenas será “Reino” o que for integralmente proposto e decisivamente vivido. (…) Daqui que o Reino não se visibilize superficialmente – e muito menos a olhares fugazes, como podem ser os nossos, distraídos por tantos fogos-fátuos de imagens e imaginações. Na verdade, o Reino já está “entre nós”, mas no corpo ressuscitado de Cristo, que o corpo eclesial assinala e o corpo de quem sofre patenteia”, apontou D. Manuel Clemente, dirigindo-se de forma especial aos oito novos padres – sete para a Diocese de lisboa e um pertencente à Sociedade São Paulo.
______________
Ordenações transmitidas em direto
O Departamento da Comunicação do Patriarcado de Lisboa realizou a transmissão vídeo, em direto dos Jerónimos, da celebração de ordenações do passado Domingo. O vídeo colocado no YouTube, que até à passada quarta-feira já tinha ultrapassado as três mil visualizações, pode ser acedido através do link https://youtu.be/T9v8HNCTtXI.
As fotos das ordenações são também disponibilizadas pelo Departamento da Comunicação da diocese, através do endereço www.flickr.com/patriarcadodelisboa.
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|