No âmbito das Celebrações Jubilares do Ano da Misericórdia, a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima do Bairro Padre Cruz, em Lisboa, através do seu grupo de Visitadores de Pessoas Doentes e Idosas, organizou uma Peregrinação a Fátima com pessoas que, dadas as dificuldades de locomoção e a pouca mobilidade, não o poderiam fazer integradas noutro tipo de ‘peregrinações normais’. O Jornal VOZ DA VERDADE publica um testemunho desta iniciativa de misericórdia.
O que inicialmente parecia ser um projecto difícil e de grande complexidade, viria a tornar-se afinal num gracioso gesto de misericórdia, que a todos envolveu e animou na sua dimensão de fé.
Nascido em 2013, o grupo de Visitadores de Pessoas Doentes e Idosas da Paróquia do Bairro Padre Cruz – que funciona em parceria com a Associação de Moradores deste bairro –, acompanha diariamente um número considerável de pessoas que, mercê da sua condição física, idade avançada ou fragilidade social, se vêem tantas vezes isoladas e com poucos contactos com a comunidade. Fazer-lhes companhia, ouvi-las, animá-las espiritualmente, tornar-se presença real e efectiva tem sido o principal objectivo deste grupo.
Muitas destas pessoas padecem também de graves dificuldades de locomoção ou de uma mobilidade muito reduzida, dificultando-lhes a possibilidade de sair de casa. O sonho de um dia peregrinar a Fátima estava já longe dos seus horizontes, ainda que, nos seus corações, esse desejo fosse uma realidade presente.
A consciência de que muito dificilmente o poderiam fazer integradas noutras peregrinações paroquiais causavam alguma angústia. E isso confessavam-no várias vezes aos Visitadores.
Auscultados estes anseios, o grupo de visitadores quis dar-lhes cumprimento, e quis fazê-lo de um modo particularmente sentido, neste Ano Jubilar da Misericórdia.
Não se olharam a dificuldades, procuraram-se superar barreiras, acreditou-se na força do Espirito Santo… E foi assim que, de cadeiras de rodas em mão, com o recurso a uma viatura semi-adaptada, facultada pela Junta de Freguesia de Carnide, garantidas as condições de alojamento em Fátima, equipados com a boa vontade do coração de cada voluntário e com o desejo de fazer o bem, bem feito, nos dias 18 e 19 de Junho (Sábado e Domingo) estas pessoas puderam peregrinar a Fátima. Numa verdadeira peregrinação de Misericórdia.
Mais do que de palavras a Misericórdia tomava forma em gestos concretos.
E foi uma peregrinação completa. Com tempo para oração em grupo, com tempo para oração pessoal e partilhada, com tempo para a recitação do Terço na Capelinha, com tempo para participação na Procissão das Velas, com tempo para participação na Eucaristia Dominical…
E para dar Graças a Deus, por toda a vida cheia de sentido… até ao fim e ao limite das forças. E o sentimento de isolamento deu lugar ao sentido de comunidade. E a Misericórdia de Deus veio ao encontro, de modo concreto, sob a forma de um abraço que se fez peregrino.
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|