Papa |
Roma
“Bem-Aventuranças são o GPS da vida cristã”
<<
1/
>>
Imagem
O Papa deu pistas sobre a “bússola da vida cristã”. Na semana em que foi criado um novo dicastério no Vaticano, Francisco canonizou a primeira santa da Suécia em 600 anos e publicou um documento legislativo sobre os casos de abusos sexuais. José Mourinho vai ser a voz do Papa Francisco.

 

1. O Papa Francisco considera que “o Sermão da Montanha é o GPS da vida cristã”. Na homilia da Missa na capela da Casa Santa Marta, o Papa refletiu no Evangelho de Mateus, que mostra Jesus a instruir as multidões com o célebre Sermão da Montanha. “Esta é a lei nova, esta que nós chamamos ‘as bem-aventuranças’. É a nova lei do Senhor para nós. São o guia da rota, do itinerário, são a bússola da vida cristã. Neste caminho, segundo as indicações deste ‘GPS’, podemos prosseguir na nossa vida cristã”, apontou.

Francisco prosseguiu a homilia completando o texto de Mateus com as considerações que o evangelista Lucas coloca no final das Bem-Aventuranças – ai de vocês, os ricos, ai de vocês, que agora têm fartura, ai de vocês, que agora riem, ai de vocês, se todos os elogiam – para recordar o que dito: “As riquezas são boas, mas o que faz mal é o apego às riquezas “que se torna “uma idolatria”. “Isto é contrário à lei. É o GPS errado. É curioso! Estes são os três degraus que levam à perdição, assim como estas Bem-Aventuranças são os degraus que levam adiante na vida. Os três degraus que levam à perdição são: o apego às riquezas, porque eu não preciso de nada. O segundo é a vaidade. Quero que todos falem bem de mim. Se todos falam bem me sinto importante, muito incenso e eu acredito ser justo, não como aquele ou como aquele outro. Pensemos na parábola do fariseu e do publicano: ‘Ó Deus, eu te agradeço, porque não sou como os outros homens…’. ‘Obrigado, Senhor, porque sou um bom católico, não como o meu vizinho ou a minha vizinha’. Todos os dias isso acontece! O terceiro degrau: o orgulho, que é a saciedade, as risadas que fecham o coração”.

De todas as Bem-Aventuranças, Francisco seleciona uma: “Não digo ser a chave, mas faz-se pensar muito – bem-aventurados os mansos”. “Jesus diz de si mesmo: Aprendam de mim que sou manso e humilde de coração. A mansidão é uma maneira de ser que nos aproxima muito de Jesus. Ao invés, o comportamento contrário sempre procura as inimizades, as guerras, tantas coisas ruins que acontecem. Mas a mansidão, a mansidão de coração que não é tolice. É outra coisa. É a profundidade em entender a grandeza de Deus”.

 

2. O Papa Francisco participou esta semana, de segunda a quarta-feira, na XV reunião do Conselho dos Nove Cardeais, grupo formado pelo Santo Padre para o auxiliar na reforma da Cúria Romana. Um dos frutos destes encontros periódicos, realizados há quase três anos, foi a unificação dos Pontifícios Conselhos para os Leigos e para a Família, que agora formam um único Dicastério, com data a partir do dia 1 de setembro próximo. O Estatuto deste novo organismo foi aprovado em fase experimental pelo Papa Francisco no último sábado, dia 4 de junho.

 

3. O Papa Francisco canonizou, no Vaticano, no passado Domingo, 5 de junho, a religiosa sueca Maria Isabel Hesselblad (1870-1957), que se converteu ao catolicismo e se destacou pelo serviço aos mais pobres, tendo protegido famílias de judeus durante a perseguição nazi, em Roma. A nova santa católica foi uma enfermeira, emigrante nos EUA, onde trabalhou no Hospital Roosvelt, em Nova Iorque, em contacto com populações vulneráveis; em 1902 converteu-se do luteranismo ao catolicismo e no ano seguinte mudou-se para Roma, onde em 1911 fundou a Ordem do Santíssimo Salvador de Santa Brígida, inspirando-se na primeira religiosa sueca a ser canonizada.

A ação de Santa Isabel Hasselblad em Roma foi particularmente destacada durante a II Guerra Mundial, quando deu refúgio a vários judeus perseguidos e fez da casa das suas religiosas, na Praça Farnese, um centro de ajuda, com distribuição de alimentos e roupas aos mais necessitados. Pela sua ação, recebeu o título de ‘Justa entre as Nações’ do Estado de Israel.

Santa Isabel Hasselblad, que tinha sido beatificada pelo Papa João Paulo II a 9 de abril do ano 2000, é a primeira sueca a ser canonizada em mais de 600 anos, após a canonização de Santa Brígida em 1391, pelo Papa Bonifácio IX.

 

4. Os bispos considerados “negligentes” a lidar com casos de abusos sexuais de menores ou adultos dependentes na Igreja serão investigados e podem ser afastados do cargo, de acordo com um decreto do Papa Francisco publicado este sábado, dia 4 de junho. O decreto papal, intitulado ‘Como uma mãe amorosa’, é o resultado de uma comissão criada há dois anos por Francisco para lidar com o problema dos abusos sexuais por parte de membros da Igreja.

O documento legislativo sublinha que “a missão de proteção e do cuidado” diz respeito a toda Igreja, mas envolve em particular os bispos. O Papa sublinha que “empregar uma particular diligência” em proteger aqueles que são “os mais vulneráveis entre as pessoas a eles confiadas” é um dever dos responsáveis pelas dioceses, bem como dos superiores maiores de Institutos Religiosos e das Sociedades de Vida Apostólica de Direito Pontifício.

Francisco indica também que quando os indícios são “sérios” a autoridade competente da Cúria Romana pode começar “uma investigação” e informar a pessoa que tem a oportunidade de defesa “com os meios previstos pela lei”, através de depoimentos e documentos. Após essa apresentação, o organismo da Santa Sé pode “decidir” fazer “uma investigação suplementar” mais aprofundada.

Francisco recorda que o Direito Canónico já prevê “a possibilidade da remoção do ofício eclesiástico por ‘causas graves’” e com o Motu Proprio ‘Como uma mãe amorosa’ quer “precisar” que nessas causas está incluída “a negligência dos bispos” relativas “aos casos de abusos sexuais contra menores e adultos vulneráveis”, como já era previsto pelo Motu Proprio do Papa São João Paulo II ‘Sacramentorum Sanctitatis Tutela’, que foi atualizado por Bento XVI.

 

5. O treinador de futebol José Mourinho vai ser a voz do Papa Francisco num filme de animação sobre as aparições de Fátima. Initulado ‘Fé’, o filme de animação da produtora portuguesa Imaginew está a ser produzido no Porto e tem estreia mundial marcada para dia 13 de maio de 2017. A história inclui um ‘boneco’ do Papa Francisco, cuja voz vai ser de José Mourinho.

Aura Miguel, à conversa com Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES