O Bispo Auxiliar de Lisboa D. Joaquim Mendes sublinhou que, “em Jesus, Deus revela o seu amor por todos, mas particularmente pelos pecadores” e convidou a celebrar a misericórdia na confissão.
“Somos convidados não só a contemplar, mas a celebrar a misericórdia no Sacramento da Penitência onde cada um de nós poderá experimentar o amor de Deus que consola, perdoa e dá esperança (cf. MV,3). O Sacramento da Penitência é a “Porta da Misericórdia” que nos conduz ao Coração de Cristo. Este Ano Santo Jubilar é um tempo extraordinário de graça e de renovação espiritual, de conversão que não podemos deixar passar em vão. Temos tanta necessidade de perdão como de pão, de ser perdoados e de perdoar, para vivermos no amor do Coração de Jesus”, frisou o prelado, na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, numa celebração na Basílica da Estrela, em Lisboa, no passado dia 3 de junho.
Neste dia consagrado à oração pela santificação dos sacerdotes, D. Joaquim Mendes referiu ainda que “todos são chamados à comunhão com Deus, todos são convidados a participar da sua vida e do seu amor, mas os pecadores são os destinatários preferenciais da missão de Jesus Bom Pastor”. Na sua homilia, o Bispo Auxiliar desafiou à misericórdia. “Neste Ano Jubilar da Misericórdia somos convidados a receber e a dar misericórdia, a tornarmo-nos sinais e testemunhas do amor do Coração de Jesus, mediante a prática das Obras de Misericórdia corporais e espirituais. As Obras de Misericórdia brotam da experiência do amor de Deus e cumprem o mandamento do amor ao próximo, são um modo simples e concreto de assumir a misericórdia como estilo de vida, de sermos misericordiosos como o Pai é misericordioso”, frisou D. Joaquim Mendes. “A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é a “festa do amor”. Em Jesus, Deus tornou-se próximo por amor, caminha com o seu povo, ficou connosco, permanece na sua Igreja, continua presente na Eucaristia, na sua Palavra, nos pobres”, apontou.
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|