Editorial |
P. Nuno Rosário Fernandes
Servir é dar vida
<<
1/
>>
Imagem

Escrevo este editorial mesmo em cima do fecho da edição, no Dia Mundial da Criança. Aqui bem próximo vou ouvindo grande animação de um palhaço que veio para celebrar, animar e predispor para a alegria estas criaturas inofensivas, frágeis, ingénuas, com verdadeira pureza de coração. O palhaço veio para servir estas crianças. Mesmo se está triste, transmite a alegria, se sofre, consola, se sente a dor, alivia outros sofrimentos. O palhaço serve porque transmite amor e no amor há vida. Por isso, todo aquele que serve transmite vida.

No passado Domingo, presidindo à celebração do Jubileu dos Diáconos, o Papa Francisco veio lembrar-nos que a vida cristã “é uma vida de serviço”. Explicando e interpelando a cada um de nós, o Santo Padre refere que “se evangelizar é a missão dada a cada cristão no Baptismo, servir é o estilo segundo o qual viver a missão, o único modo de ser discípulo de Jesus”.

É de facto uma interpelação porque o serviço é uma atitude que deve estar presente em tudo o que o cristão é e faz.

Muito facilmente podemos cair na tentação de querer fazer do serviço não uma atitude, uma postura, um modo de vida, mas um trampolim para chegar mais alto. Não às alturas a que a espiritualidade pode conduzir mas aquelas a que a ambição, o desejo tantas vezes não purificado podem tentar. Isto, seja para uma satisfação do ego seja para a imposição de uma personalidade diante dos outros.

O grande desafio está em fazer do serviço um modo de vida, na atitude da gratuidade, da entrega aos outros, acolhendo até mesmo a dor e o sofrimento que esse possa trazer.

Felizmente ainda se vão encontrando, e não são poucos, exemplos de vidas vividas nessa prática do serviço. Dentro e fora da Igreja, anónimos ou mais conhecidos, são exemplos e testemunhos que vão passando, também, por este jornal e por quem somos convidados a rezar.

 

P. Nuno Rosário Fernandes, diretor
p.nunorfernandes@patriarcado-lisboa.pt

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Se algumas dúvidas ainda subsistissem sobre o propósito do Papa Leão XIV de dar continuidade ao caminho...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Com grande oportunidade, o Papa Leão XIV acaba de divulgar uma importante Exortação Apostólica sobre...
ver [+]

Tony Neves
‘Amou-te!’ (‘Dilexi te’), sobre o amor para com os pobres – quase todos...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES