No passado dia 20 de maio, na Universidade Católica, celebrou-se o Dia Nacional da Faculdade de Teologia, com a participação de Assunção Cristas, Maria Rueff e Pedro Mexia. Organizado em Lisboa, contou com a presença dos polos de Braga e Porto, num encontro entre docentes, funcionários e alunos.
A manhã iniciou com um momento musical e com uma pitada de humor protagonizada pelos alunos. Seguiu-se a sessão de ‘Conversas Improváveis’, onde estiveram presentes Assunção Cristas, Maria Rueff e Pedro Mexia. Foram-lhes colocadas várias questões, sempre com o tema: ‘Quem é este homem? – Jesus como interrogação e provocação’. Assunção Cristãs, presidente do CDS-PP, referiu que o que mais caracteriza Jesus é a sua proximidade para com cada pessoa. Distingue-se entre as Pessoas da Trindade por se ter feito homem e próximo de todos. Maria Rueff, atriz portuguesa dedicada ao género humorista, referiu que acredita ser possível trazer o humor para a vivência da fé, tendo como pressuposto que Deus ri. Apelou a que se devolva à Palavra de Deus e ao canto litúrgico a sua genuinidade, a qual espelha a alegria cristã da fé no Ressuscitado. Pedro Mexia, poeta, cronista e crítico literário português, afirmou que a Ressurreição define a fé cristã e não pode estar em segundo plano, sendo que assim o Cristianismo seria apenas mais uma realidade no mundo das ideias. Explicou também que a Teologia é fundamental para que a relação pessoal com Jesus não se circunscreva ao nível epidérmico.
Após o almoço, o dia continuou em Belém, com visitas aos monumentos e museus, como o Mosteiro dos Jerónimos ou o Museu dos Coches. Na Eucaristia, que teve lugar nos Jerónimos, o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, referiu que a unidade só é possível a partir de Deus, reintegrando os isolados. Afirmou ainda que o aluno de Teologia deve ser construtor da unidade.
O jantar, na Casa Pia, contou com um momento musical organizado pelo polo de Braga. Entre cantos e dançares, ao ritmo da música tradicional portuguesa, não faltou a participação de todos os presentes. O dia terminou com a passagem do testemunho a Braga, para a organização deste dia no próximo ano.
![]() |
Pedro Vaz Patto
Se algumas dúvidas ainda subsistissem sobre o propósito do Papa Leão XIV de dar continuidade ao caminho...
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
Com grande oportunidade, o Papa Leão XIV acaba de divulgar uma importante Exortação Apostólica sobre...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
‘Amou-te!’ (‘Dilexi te’), sobre o amor para com os pobres – quase todos...
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|