O Cardeal-Patriarca de Lisboa convidou os colaboradores da Renascença a um “estilo inclusivo, verdade amiga e escuta atenta”. A inauguração das novas instalações do Grupo Renascença, na Quinta do Bom Pastor, em Lisboa, ficou ainda marcada pela presença das mais altas figuras do Estado.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e o Primeiro-Ministro, António Costa, além do Núncio Apostólico, D. Rino Passigato, que leu a bênção enviada pelo Papa Francisco, e de grande parte do Episcopado português marcaram presença, no passado dia 13 de maio, na inauguração das novas instalações do Grupo Renascença Multimédia, que foram benzidas por D. Manuel Clemente. “Congratulamo-nos vivamente com a inauguração das novas instalações da Rádio Renascença – Emissora Católica Portuguesa. E o plural que usei – “congratulamo-nos” – verifica-se na presença aqui, além dos que a integram, do Episcopado Português em tão expressivo número, e das mais altas figuras do Estado, cuja comparência penhoradamente agradeço. Porque esta Emissora é e quer ser católica. Mas pretende igualmente ser portuguesa, não apenas na localização e na nacionalidade dos seus membros, mas na atenção constante e construtiva à nossa terra e à cultura e anseios do seu povo. Aliás, a grande audiência que mantém e o carinho com que é acompanhada por tantos bem demonstram este caráter nacional, que a condição católica reforça”, frisou o Cardeal-Patriarca, no seu discurso, no novo auditório do Grupo Renascença, com capacidade para receber 100 pessoas.
D. Manuel Clemente lembrou que a Renascença “católica é, como assim nasceu”, porque “o seu fundador, Monsenhor Lopes da Cruz, nunca a quis doutra maneira”, e citou a Mensagem do Papa Francisco para o 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que diz “o essencial: «Não é a tecnologia que determina se a comunicação é autêntica ou não, mas o coração do homem e a sua capacidade de fazer bom uso dos meios ao seu dispor»”. “Caríssimos colaboradores da Rádio Renascença – Emissora Católica Portuguesa: Estilo inclusivo, verdade amiga e escuta atenta – sejam estas indicações pontifícias a vossa marca e o critério no trabalho que aqui continuareis. E assim mesmo fareis jus e homenagem a tantas décadas e gerações que a sustentaram”, desafiou o cardeal português. Antes, o presidente do Conselho de Gerência da Renascença, cónego João Aguiar Campos, agradeceu a todos os que estiveram envolvidos na realização do sonho de novas instalações, reconheceu o apreço e o trabalho de todos os funcionários ao longo destes 80 anos e justificou a necessidade de renovar as condições para o cumprimento da missão, respeitando a herança do grupo e preparando-o para os desafios do futuro.
Num dos novos estúdios, em entrevista conjunta, Marcelo Rebelo de Sousa classificou as instalações como excecionais: “Está de parabéns a equipa por este salto e está de parabéns Portugal, porque Portugal deve imensíssimo à Rádio Renascença. São milhões de portugueses ao longo de quase 80 anos a agradecer à Renascença”. António Costa referiu que as novas instalações são um “local inspirador para a qualidade do trabalho, para a palavra, música, cultura e para a fé que levam a cada um dos vossos ouvintes” e Ferro Rodrigues mostrou-se emocionado, recordando o facto de o pai ter feito rádio na Renascença.
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Domingo é o Dia Mundial das Missões. Há 99 anos, decorria o ano 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial...
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|