Nasceu na paróquia de Algueirão e promete, através da partilha online, mostrar a diversidade de cânticos que podem ser escolhidos para animar as celebrações litúrgicas, criar playlists para ouvir apenas no verão, no caminho para o trabalho ou até ajudar na gestão de um grupo coral. A nova plataforma MusiCristo vai ser apresentada na primeira edição da Jornada Diocesana da Comunicação, dia 27 de fevereiro, em Queijas.
A partir deste sábado, quem aceder ao site www.musicristo.pt, tem acesso a uma base de dados com mais de 800 cânticos, e respetivas letras, que podem ser escutados. “Podemos, de imediato, visualizar uma lista de cânticos mais escutados, bem como os cânticos favoritos de cada pessoa e existe até a possibilidade de criar listas temáticas. Para além dos cânticos tocados nas celebrações ou em reuniões de grupos de jovens, podemos igualmente criar uma playlist que se ajusta ao momento em que estamos – pode ser uma lista de músicas para viagens, para a Quaresma ou simplesmente para reflexão”, explica, ao Jornal VOZ DA VERDADE, o jovem João, membro da equipa responsável pelo projeto MusiCristo. O site permite “a pesquisa fácil, através da letra, título da música, elementos celebrativos, etc. A ideia é dar ao utilizador uma flexibilidade que não consegue encontrar noutro lado”, aponta.
Diversidade
Na paróquia de São José de Algueirão - Mem Martins - Mercês, onde existem diferentes comunidades paroquiais e grupos, os jovens cedo se aperceberam da dificuldade de tocarem os mesmos cânticos com o mesmo ritmo e de partilhar, entre eles, outros cânticos que pudessem enriquecer as celebrações. “Uns cantavam uma coisa, outros, outra. Na mesma paróquia tínhamos celebrações com ritmos e escolhas musicais diferentes. Por isso, o projeto MusiCristo nasce com o objetivo de congregar aquilo que era o reportório de cada grupo coral e permitir que todos possam ter acesso”, garante a jovem Patrícia, que também faz parte da equipa responsável pelo projeto. Na origem deste projeto, que foi dado a conhecer, pela primeira vez, no Encontro Diocesano da Comunicação que decorreu no passado mês de outubro, em Torres Vedras, estão cerca de 18 jovens, desde os 16 anos, que pertencem a vários grupos desta paróquia da Vigararia de Sintra. “O mote, mais do que uniformizar, é criar uma plataforma onde possa haver comunidade”, frisam.
+Coro
Além da pesquisa por música, o projeto MusiCristo oferece também uma ferramenta de gestão de cânticos para coros. A ferramenta online ‘+Coro’ permite organizar os cânticos das celebrações e partilhar, antecipadamente, com todos os outros elementos do coro. O ‘+Coro’ “cria automaticamente a apresentação, em power point, pronta para ser projetada durante a celebração ou encontro”, divulga o jovem João. A utilização desta ferramenta é destinada a grupos corais e os dados não serão disponibilizados publicamente, permitindo assim que cada grupo possa criar e colocar os seus próprios cânticos, sem ser necessário torná-los públicos.
Qualquer um pode registar-se, gratuitamente, como utilizador do site www.musicristo.pt e contribuir para aumentar o número de músicas disponíveis. Se, por exemplo, desejar partilhar uma música que não encontra na base de dados, o processo é simples. “No site, existe um formulário para fazer sugestões de cânticos. Qualquer um pode indicar uma música que posteriormente será analisada pela equipa e, depois, adicionada ao site”, explica, ao Jornal VOZ DA VERDADE, Guilherme, outro dos jovens que compõem a equipa responsável do MusiCristo.
Dar a conhecer
Passou mais de um ano desde que o grupo de 18 jovens da paróquia de Algueirão começou a escolher os cânticos, rever os acordes e a garantir que estava tudo pronto para poder ser apresentado. No entanto, este não é apenas um projeto para um coro de uma paróquia. “O nosso objetivo é que a gravação não passe só por nós, mas por vários coros. Vemos também o que já existe online e aproveitamos o que é possível. O nosso objetivo é criar comunidade, com todos os grupos a poderem propor novas músicas”, referem.
Para que o projeto chegue mais longe, Rui, um dos responsáveis do grupo, revela que, para já, o objetivo do grupo é que “todos os grupos corais em Portugal saibam que o projeto existe, a começar na Diocese de Lisboa. Para isso, iremos procurar estar presentes, com materiais de divulgação, em jornadas diocesanas da juventude, jornadas da liturgia, entre outras”, garante.
Pastoral da Comunicação
Os jovens que estão ligados ao MusiCristo estão divididos por várias equipas: comunicação, desenvolvimento do site e gestão de conteúdos. Apesar do muito tempo que o MusiCristo ocupa na vida de cada um, os responsáveis garantem que “este não é o foco principal da atividade na paróquia”. “É apenas mais um projeto em que estamos envolvidos”, salientam.
Sobre os custos financeiros – incontornáveis para o alojamento e manutenção do site –, os jovens de Algueirão também encontraram, através da música, uma solução: “Tocávamos em casamentos e outras festas e com o que ganhávamos fomos investindo neste projeto. Na verdade, os casamentos vão sendo menos, e os custos também não foram assim muitos, mas conseguimos cobrir as despesas anuais”.
A pré-apresentação do MusiCristo decorreu no Encontro Diocesano da Comunicação, que se realizou em outubro, em Torres Vedras. Perante os agentes da pastoral da comunicação da diocese, os jovens de Algueirão deram a conhecer o estado em que estava o projeto e, hoje, sublinham a importância da partilha de recursos. “Na área da comunicação, na Igreja, vejo que existem muito bons projetos mas falta conhecê-los. Nós aprendemos muito com projetos que já estão implementados. Numa primeira instância, é conhecermo-nos, partilhar experiências e conciliar recursos. Penso que, enquanto projeto, podemos contribuir dessa forma para esta pastoral da comunicação que agora se ouve falar”, refere Patrícia.
________________
Jornada da Comunicação apresenta vários projetos
O iVangelho, a Agência Ecclesia e o Gabinete de Imprensa do Opus Dei vão marcar presença na 1ª Jornada Diocesana da Comunicação do Patriarcado de Lisboa. Neste sábado, 27 de fevereiro, em Queijas, serão dados a conhecer estes projetos. “O objetivo é dar a conhecer como se organizam estes diferentes projetos da Igreja. Pretende-se que a partilha possa ser aproveitada pelos agentes da pastoral da comunicação, para aplicarem algumas ideias nos seu próprios trabalhos pastorais nas paróquias, institutos e movimentos”, salienta o Departamento da Comunicação do Patriarcado de Lisboa, que organiza a jornada.
Para além de momentos de formação prática, com workshops de fotografia, escrita, vídeo e redes sociais, a Jornada Diocesana da Comunicação vai contar com uma mesa-redonda de profissionais que terão o desafio de ‘Projetar a comunicação de uma paróquia, com apenas 5 euros’. A concluir, a jornada vai contar com uma conferência do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, sobre o tema do encontro: ‘Comunicar para chegar a todos’.
Mais informações em: http://jornadacom.patriarcado-lisboa.pt
________________
Formação Avançada em ‘Marketing, Comunicação e Pastoral’
A nova proposta formativa, disponibilizada pelo IDFC - Instituto Diocesano da Formação Cristã, do Patriarcado de Lisboa, será também dada a conhecer aos agentes da pastoral da comunicação, durante a 1ª Jornada Diocesana da Comunicação. “O curso disponibiliza um conhecimento de natureza teórica e prática e aprofunda os princípios e técnicas fundamentais de marketing e comunicação, em concreto nas organizações religiosas católicas”, lê-se no folheto de divulgação da formação.
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]
|