Editorial |
P. Nuno Rosário Fernandes
Dar lugar à comunicação
<<
1/
>>
Imagem

O Papa Francisco, na Exortação Apostólica ‘Evangelii Gaudium’ (E.G.), convida toda a Igreja a ter presente “o sonho missionário de chegar a todos”, apelando a “uma Igreja em saída”, “com as portas abertas”, chamada a ser sempre “a casa aberta do Pai”. “Saiamos para oferecer a todos a vida de Jesus Cristo”. Foi este desafio, que tem por objetivo chegar a todos, que moveu o Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, a propor à diocese a realização de um Sínodo a ter lugar no mês de novembro deste ano 2016. Para a preparação deste Sínodo Diocesano, conforme temos vindo a dar conta neste jornal, foi proposta uma caminhada sinodal, com base na reflexão da Exortação Apostólica do Papa Francisco. Fazer caminho sinodal significa fazer um caminho conjunto e, neste sentido, quis o Patriarcado de Lisboa iniciar também um caminho conjunto com aqueles que se dedicam, na diocese, ao anúncio do Evangelho pelos meios de comunicação. Isto é, aqueles que, nas paróquias, movimentos e institutos religiosos procuram ir fazendo a divulgação das suas atividades utilizando os meios de comunicação que a atual tecnologia coloca à disposição (boletins, jornais, internet).

Num encontro realizado no passado mês de outubro, em Torres Vedras, pela partilha de cerca de 30 representações da diocese, constatou-se a necessidade de formação, para um trabalho com maior qualidade, e a escassez de meios económicos para a realização de projetos locais paroquiais. Olhando para essa realidade, e com vista a encetar uma dinâmica de proximidade junto dos agentes da Pastoral da Comunicação na diocese, o Departamento da Comunicação do Patriarcado decidiu promover a Jornada Diocesana da Comunicação, que vai ter lugar este sábado, 27 de fevereiro, em Queijas. Esta primeira edição foi pensada com uma vertente prática e formativa, através da realização de workshops de fotografia, escrita, vídeo, redes sociais e apresentação de projetos, e de um espaço para reflexão e debate. A proposta para este ano passa por encontrar a resposta à pergunta: ‘Como criar um plano de comunicação de uma paróquia, com apenas 5 euros?’. O desafio foi lançado a profissionais da comunicação. O Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente, ajudará à reflexão com uma conferência sobre o tema da jornada: ‘Comunicar para chegar a todos’.

Hoje, mais do que nunca, a comunicação está presente na vida de todos e em todos. Com o evoluir das tecnologias e o fácil a acesso das mesmas torna-se necessário começar a pensar e a valorizar a comunicação como dinâmica de pastoral e não apenas como um acessório ou extra na vida das comunidades, dinamizado por um curioso ou um apaixonado. Assim como a catequese, movimentos e outros organismos missionários têm o seu lugar na Evangelização, a Pastoral da Comunicação precisa de ser um nome a entrar no léxico paroquial. Na mensagem que redigiu este ano para o 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se celebra no dia 8 de maio, o Papa Francisco caracteriza a comunicação com “o poder de criar pontes, favorecer o encontro e a inclusão, enriquecendo assim a sociedade”. O Romano Pontífice chega, inclusive, a definir este poder da comunicação como “proximidade”. É nosso dever dar lugar à comunicação.

 

P. Nuno Rosário Fernandes, diretor
p.nunorfernandes@patriarcado-lisboa.pt

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]

Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]

Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES