Vulgarmente ouvimos dizer, no início de cada ano civil, ‘Ano novo, vida nova’. Com a passagem de ano, muitos procuram pôr de lado as experiências vividas, os acontecimentos que podem ter marcado, positiva ou negativamente. Fazem-se balanços, projeta-se o futuro que hoje é presente e lançam-se novos desafios, muitas vezes inspirados em experiências do passado. Essencialmente, o novo ano traz novidade que, para nós, crentes, deve ser vivida à luz da fé, como a concretização da vontade de Deus. A novidade que o próprio Deus é e que se nos revela em cada dia.
Para nós, na dinâmica das nossas atividades pastorais, o início do ano civil é a continuidade do ano pastoral iniciado em setembro e promete ser um ano com muita vida. Já este mês, com início a 9 de janeiro e a decorrer até ao dia 13 de março, a cidade de Lisboa, na Vigararia Lisboa III, vai receber a Visita Pastoral que será acompanhada por D. Manuel Clemente e pelos Bispos Auxiliares. Será uma oportunidade para conhecer a realidade pastoral desta vigararia da zona ocidental de Lisboa, numa área que se prolonga desde Belém até à Pontinha. Como tem procurado fazer, embora sempre com algumas limitações, o Jornal VOZ DA VERDADE vai acompanhar esta Visita Pastoral que vai decorrer nas 21 paróquias que compõem a vigararia.
Também com início neste mês de janeiro, no dia 17, e até ao dia 7 de fevereiro, realiza-se a peregrinação, na nossa diocese, da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima. No âmbito da peregrinação que tem estado a decorrer em todas as dioceses do país, como preparação do centenário das Aparições de Fátima, esta peregrinação tem programas locais da responsabilidade das diversas vigararias da diocese. Para a cidade de Lisboa está, também, programada uma Procissão no dia 6 de fevereiro.
Em ritmo de caminhada sinodal, que nos conduzirá ao Sínodo Diocesano no próximo mês de novembro, no mês abril conclui-se o percurso que temos vindo a fazer com a colaboração e grande prestação de milhares de pessoas em toda a diocese, pelas reflexões e respostas aos Guiões propostos. Conforme já fomos sendo esclarecidos, com todo esse material recolhido, e que tem sido devidamente analisado, a Comissão Preparatória do Sínodo irá escrever o documento que será depois objeto de reflexão nos trabalhos sinodais. O objetivo é o de concretizar um desejo apresentado pelo Papa Francisco: ‘O sonho missionário de chegar a todos’.
No verão, no final do mês de julho, cerca de um milhar de jovens da diocese, entre grupos coordenados pelo Serviço da Juventude e outros, deverão participar, na Polónia, nas Jornadas Mundiais da Juventude com o Papa Francisco. A adesão da juventude da Diocese de Lisboa à JMJ 2016 tem-se manifestado em grande massa, levando a que o próprio Serviço da Juventude tivesse que encontrar outros meios de transporte, para além dos voos aéreos programados para centenas de jovens. Daqui constatamos um sinal: a juventude na nossa diocese está viva e bem presente na nossa Igreja diocesana.
Já na reta final do ano, e a coincidir com o Sínodo Diocesano que surge também para assinalar a efeméride, a Igreja de Lisboa celebra os 300 anos da instituição do Patriarcado. Uma oportunidade para fazer memória da história da diocese.
Em breves traços, estes são alguns apontamentos sobre o que se perspetiva para este ano na vida da nossa Igreja diocesana e que vai, com certeza, fazer mexer as nossas comunidades. No entanto, não esqueçamos que tudo isto terá de ser vivido, sempre, na presença da Misericórdia que Deus quer fazer chegar a cada um, e por cuja porta podemos entrar em vários lugares da diocese. O lugar primeiro a preparar é o do coração.
Um feliz ano 2016, a todos os leitores, colaboradores e benfeitores que, na sua especificidade, vão contribuindo para a vida deste jornal.
P. Nuno Rosário Fernandes, diretor
p.nunorfernandes@patriarcado-lisboa.pt
![]() |
Pedro Vaz Patto
No âmbito das celebrações do ano jubilar no Patriarcado de Lisboa, catorze organizações católicas (Ação...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
Há notícias que nos entram pelo coração adentro deixando-nos um misto de sentimentos. A nomeação do P.
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
O Papa Leão XIV disse, há tempos, que ‘antes de ser uma questão religiosa, a compaixão é uma questão de humanidade.
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A presença em Portugal do Cardeal Pietro Parolin constituiu um acontecimento que merece destaque, uma...
ver [+]
|